ATT testará chassi Volkswagen automático em Ferraz de Vasconcelos (SP)

A ATT – Alto Tietê Transportes se prepara para iniciar testes com um ônibus equipado com o chassi 17.230/S, na versão com transmissão automática, no sistema municipal de Ferraz de Vasconcelos, na Região Metropolitana de São Paulo. O veículo está atualmente em fase de finalização e deverá ser incorporado à frota nos próximos dias.

O veículo possui modelo Caio Apache VIP IV, e recebeu o prefixo 163, com uma plotagem provisória, alinhada visualmente ao atual padrão da operadora. A previsão é de que o ônibus permaneça na empresa por seis meses, sendo os principais objetivos da avaliação a análise do desempenho mecânico, consumo de combustível, conforto operacional e resposta do sistema automatizado nas vias da cidade. A linha em que os testes terão início ainda não foi definida, segundo apurado.

Além do uso municipal, há também possibilidade de testes em linhas intermunicipais futuramente, agora sob gerenciamento da ARTESP — Agência de Transporte do Estado de São Paulo.

Características técnicas do chassi

O 17.230/S é voltado a aplicações urbanas e de fretamento de curta e média distância. O modelo vem equipado com motor MAN D08 de 4 cilindros, com 4,6 litros de cilindrada, que entrega 230 cavalos de potência e 850 Nm de torque. O sistema de controle de emissões utiliza a tecnologia SCR (Redução Catalítica Seletiva), em conformidade com a fase PROCONVE P8 (equivalente ao Euro 6).

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A versão testada pela ATT contará com transmissão automática de 8 velocidades, sistema que permite tanto o funcionamento automático quanto a seleção manual de marchas pela coluna de direção, oferecendo mais flexibilidade ao condutor em diferentes condições de tráfego. A suspensão a ar, indicada pela letra “S” no nome do modelo, tem como proposta melhorar o conforto a bordo e absorver melhor as irregularidades das vias urbanas.

Linhas operadas pela ATT em Ferraz de Vasconcelos

A empresa é responsável por operar 13 linhas no município. Todas partem de terminais urbanos e atendem aos principais bairros da cidade:

  • FV 001 – Estação Ferraz × Vila Margarida
  • FV 001DV – Estação Ferraz × Cidade Kemel (via Albino/Brígida)
  • FV 002 – Estação Ferraz × CDHU Itajuíbe (via São João)
  • FV 003 – Estação Ferraz × Cambiri (via Cemitério)
  • FV 003DV – Estação Ferraz × Bela Vista (via Parque Imperial)
  • FV 004 – Estação Ferraz × Vila São Paulo
  • FV 004BI – Estação Ferraz × Jardim São José (via Hospital)
  • FV 004DV – Estação Ferraz × Circular Parque Imperial
  • FV 005 – Estação Ferraz × Jardim Rosana
  • FV 005BI – Estação Ferraz × Cidade Kemel (via ENPA)
  • FV 006 – Estação Ferraz × Parque São Francisco (via Estação)
  • FV 006VP – Estação Ferraz × Hospital Regional (Juliana)
  • FV 007 – Estação Gianetti × Vila São Paulo

A escolha da linha onde o novo ônibus será alocado deverá levar em conta fatores como quilometragem média, topografia, fluxo de passageiros e condições da via.


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