
📎 Nós já havíamos anunciado a homologação da BRT Amazônia no processo licitatório promovido pelo governo paraense. Confira: Empresa com sede em São Paulo é homologada em licitação do transporte metropolitano de Belém (PA)
O Governo do Estado do Pará oficializou a contratação da BRT Amazônia S.A., empresa que integra o grupo Next Mobilidade, para operar o novo Sistema Integrado de Transporte da Região Metropolitana de Belém (SIT/RMB), que conectará os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba.
A assinatura do contrato marca o avanço definitivo do BRT Metropolitano, considerado um dos projetos estruturantes mais relevantes da região Norte.
A empresa foi homologada como vencedora da Concorrência Eletrônica nº 001/2025, conduzida pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Estado do Pará (Artran/PA), tendo como critério o menor valor da tarifa de remuneração, limitada a R$ 3,76. O contrato terá validade de 15 anos e abrange a operação do sistema tronco-alimentador, além da gestão da Garagem Metropolitana, da frota e das estações de recarga, bem como dos serviços de limpeza, conservação e segurança dos bens públicos vinculados ao sistema.
Operação começa ainda em 2025
Com investimento superior a R$ 400 milhões, sendo R$ 368,7 milhões financiados pela Caixa Econômica Federal para a aquisição de veículos, o governo estadual estima que a operação experimental dos primeiros corredores inicie até dezembro de 2025. A operação plena está prevista para 2026.
O projeto contempla 10,8 km de corredores exclusivos ao longo da BR-316, com 13 estações de embarque e desembarque, passarelas e integração tarifária. A concessionária será responsável pela gestão operacional completa do sistema, incluindo:
- Planejamento e operação das linhas;
- Sistema de bilhetagem eletrônica;
- Monitoramento da frota por GPS;
- Atendimento aos usuários.
A Artran/PA continuará fiscalizando a execução do contrato e os indicadores de desempenho da operação.
Frota 100% zero km









A frota total contará com 265 ônibus, todos equipados com acessibilidade, ar-condicionado, tomadas USB e sistemas de câmeras internas e externas. Os veículos serão distribuídos da seguinte forma:
- 133 ônibus convencionais do modelo Apache VIP V, encarroçados sobre chassis Volksbus 17.230/S, que atenderão às linhas alimentadoras;
- 92 ônibus do tipo padron com carroceria Caio Millennium V, sobre chassis Mercedes-Benz O-500M, destinados às linhas troncais e estruturais;
- 40 ônibus 100% elétricos, modelo e-Millennium, também com chassis Mercedes-Benz O-500M e tração elétrica da Eletra, para operação nos corredores de maior demanda.
A inclusão dos ônibus elétricos reforça o compromisso do projeto com a redução de emissões e a sustentabilidade ambiental, especialmente em preparação para eventos internacionais como a COP30, que será realizada em Belém, de 10 a 21 de novembro de 2025.
Empresa é ligada a grupo tradicional no ABC Paulista
A BRT Amazônia S.A. foi constituída em São Paulo em maio de 2024, inicialmente sob o nome Lhotse Empreendimentos e Participações S.A.. Em fevereiro de 2025, passou a adotar o nome atual e atualizou seu objeto social para atuação exclusiva no setor de transporte coletivo. Sua sede está localizada na Avenida Paulista, na capital paulista.
A empresa é ligada ao mesmo grupo empresarial da Next Mobilidade, responsável pelo transporte metropolitano da Região do ABC Paulista e pela implantação e futura operação do BRT-ABC. Também faz parte do conglomerado a Eletra Industrial, tradicional fabricante nacional de sistemas de tração elétrica para ônibus.
O diretor-presidente da BRT Amazônia, Edinaldo da Silva Carvalho, também lidera a Green Energy S.A., empresa responsável pela locação de 400 ônibus elétricos para o sistema municipal de São José dos Campos (SP).
Transporte para 2 milhões de pessoas
A expectativa é que o sistema atenda cerca de 2 milhões de pessoas da Região Metropolitana de Belém, com visão de melhor fluidez, conforto e regularidade ao transporte público da região.
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