
Mais 60 novos ônibus estão sendo incorporados à frota de transporte coletivo operada pela Campibus, integrante do Consórcio Cidade de Campinas (Concicamp). A renovação corresponde a 54% da frota operacional da empresa, que atualmente conta com 110 veículos em circulação. Já a frota patrimonial — incluindo veículos reservas — soma 131 unidades.
A aquisição dos novos ônibus é parte dos esforços da Administração Municipal para melhorar o transporte público antes mesmo da conclusão do processo licitatório. A medida atende à solicitação do prefeito Dário Saadi e é acompanhada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp).
Representantes da área de fiscalização da Emdec realizaram inspeção na fábrica da Caio, em Botucatu, no início de julho, para garantir que os novos veículos atendam aos padrões exigidos pelo sistema de transporte campineiro.
“Sabemos da necessidade urgente de oferecer um transporte de melhor qualidade aos usuários. Por isso, estamos buscando alternativas para renovar a frota antes mesmo da licitação. Já são 30 novos veículos circulando e, com mais este lote, teremos mais de 100 novos ônibus no total”, declarou o prefeito Dário Saadi.
Sobre a nova frota
Os veículos adquiridos são do modelo Caio Apache VIP V com chassis Mercedes-Benz OF-1721 Bluetec 6, com tecnologia Euro VI. Eles possuem quatro portas — duas em ambos os lados —, ar-condicionado, tomadas USB, e capacidade para 33 passageiros sentados e 29 em pé. Medem 12,7 metros de comprimento e são equipados com motor de 208 cv de potência.

Dez desses novos veículos já estão em fase final de preparação para operar em Campinas, enquanto outros nove estão na linha de montagem e inspeção. A Campibus realiza agora os procedimentos de pintura, regularização de documentação e ajustes finais antes da liberação para operação.
“Reconhecemos o envelhecimento de parte da frota atual e a urgência em renovar todo o sistema, por meio da licitação. Mas também estamos buscando soluções imediatas para minimizar os impactos aos usuários, que dependem dos ônibus para realizar seus deslocamentos”, afirmou Vinicius Riverete, presidente da Emdec.
Outras empresas também renovam frota
Além da Campibus, as empresas VB Transportes e Onicamp Transporte Coletivo já colocaram 30 novos veículos em operação desde abril, com foco nos eixos Ouro Verde, Nova Europa, Parque Jambeiro e Swiss Park. A previsão é que mais 20 ônibus completem este lote de 50 unidades.
Entre as linhas que já operam com os novos veículos estão: 114 (Jardim Melina / Corredor Central), 115 (Adhemar de Barros), 125 (Terminal Ouro Verde / Shopping Iguatemi), 402 (Parque da Figueira), 404 (Jardim Maria Rosa), 429 e 430 (Swiss Park I e II). Os próximos 20 veículos devem ser destinados às linhas 117 (DIC VI), 136 (Terminal Vida Nova / Terminal Central), 191 (Jardim Fernanda) e alimentadoras.
Licitação trará renovação completa
A Prefeitura de Campinas lembra que a renovação total da frota será garantida com a nova licitação do transporte público, que prevê 100% da frota renovada, com ar-condicionado em todos os ônibus, Wi-Fi, tomadas USB, câmeras CFTV, GPS e computadores de bordo.
A consulta pública sobre a licitação foi encerrada em 2 de julho, com 1.130 contribuições da população. A previsão é que o edital seja publicado em até 15 dias, com prazo de 45 dias úteis para apresentação de propostas após sua divulgação.
Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.