
Veículo em testes, da fabricante Ankai
Em pronunciamento oficial, o presidente da Transunião Transportes S/A, Lourival de França, revelou que a empresa está prestes a acelerar a modernização de sua operação com a adoção de ônibus elétricos. Segundo o executivo, até dezembro deste ano, a companhia pretende incluir 40 veículos elétricos em sua frota, atendendo à crescente demanda por transporte público sustentável.
Estrutura preparada, investimento milionário e parcerias que atrasam
Lourival destacou que a empresa já concluiu um investimento de R$ 6 milhões para modernizar a infraestrutura em sua garagem, de modo a comportar a recarga dos novos veículos — demonstrando que a iniciativa não enfrenta limitações financeiras internas. No entanto, ele ressaltou que a efetiva implantação está condicionada à conexão elétrica fornecida pela Enel, que ainda não foi concluída, causando atrasos no cronograma de eletrificação.
Anúncio Oficial do Presidente da empresa, Lourival de França
Região atendida e atuação da Transunião
A Transunião Transportes D3 opera no extremo leste da cidade de São Paulo, com garagem própria em Itaim Paulista. Atende diariamente diversos bairros da zona leste, inclusive interligando a região ao centro da capital, com uma frota que transporta em média 100 mil passageiros por dia. A empresa dispõe de estrutura completa para sua operação — com sede, oficinas, borracharia, almoxarifado e posto de abastecimento interno.
Em testes: Eletra, Ankai e mais

Veículo em testes, com tecnologia Eletra
No anúncio, Lourival também mencionou que a Transunião já está testando ônibus elétricos de diferentes fabricantes, incluindo um modelo com tecnologia Eletra e outro da Ankai. Além disso, afirmou que a empresa pretende estender os testes a veículos sustentáveis de marcas como BYD e Volkswagen, reforçando seu compromisso com fontes de energia limpa.
Oportunidade e desafios da transição
A modernização da frota representa um importante passo para a redução de emissões e melhora da qualidade do transporte público. No entanto, a dependência da rede elétrica da Enel para viabilizar a operação dos veículos destaca a necessidade de uma infraestrutura integrada e eficiente para concretizar políticas públicas e privadas de mobilidade sustentável.
Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.