Matéria em conjunto com Adriano Castro – acompanhe no Instagram através: Castrobus

O BRT Metropolitano de Belém, um dos projetos de mobilidade mais aguardados do Pará, já tem sua concessionária responsável definida: a BRT Amazônia S.A..

A empresa, pertencente ao grupo paulista Next Mobilidade, terá a missão de gerir o sistema pelos próximos 15 anos, sob supervisão da Artran-PA (Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos de Transporte do Estado do Pará).
Criada em 2024 e consolidada em 2025 para assumir a operação, a BRT Amazônia será responsável pela administração de terminais, estações, garagem metropolitana, frota e Centro de Controle Operacional (CCO), além de coordenar a contratação e capacitação de funcionários que atuarão diretamente no sistema.
Estrutura do Sistema
O corredor exclusivo do BRT Metropolitano ocupa os 10,6 km iniciais da BR-316, entre a saída de Belém e o município de Marituba. A obra, iniciada em 2019, enfrentou sucessivos atrasos, mas agora avança para a fase final de implantação com investimentos superiores a R$ 561 milhões.

A infraestrutura é composta por 13 estações ao longo da BR-316, 2 terminais de integração (Ananindeua e Marituba), 4 túneis subterrâneos, 3 viadutos, Centro de Controle e Operação (CCO) e Garagem Metropolitana para toda a frota. Além da BR-316, os ônibus troncais irão até o centro de Belém, utilizando estações do BRT Belém na avenida Almirante Barroso, além de circular pelas avenidas José Malcher, Conselheiro Furtado, Gentil Bittencourt e Rua dos Mundurucus. A tarifa será de R$ 4,60.
Operação dos Terminais
Terminal Ananindeua

Localizado no km 6,2 da BR-316, no bairro Júlia Seffer, será o maior terminal do sistema.
- Linhas troncais: 3 no total (2 expressas e 1 paradora), conectando diretamente Belém.
- Linhas alimentadoras: 11, oriundas de diversos bairros de Ananindeua.
- Infraestrutura: 3 plataformas (1 troncal e 2 alimentadoras), bilheteria, túneis subterrâneos, passarelas, elevadores, bicicletário, estacionamento, área comercial, praça de alimentação, unidade da Estação Cidadania e postos de recarga elétrica para ônibus.

Terminal Marituba

Situado no km 10,6 da BR-316, na entrada de Marituba, terá papel estratégico de integração regional.
- Linhas troncais: 3 (2 expressas e 1 paradora).
- Linhas alimentadoras: 16, incluindo municípios vizinhos como Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, além de Castanhal e a ilha de Mosqueiro, que foram incorporados posteriormente.
- Infraestrutura: 2 plataformas (1 troncal e 1 alimentadora), estrutura de bilheteria, túneis, passarelas, bicicletário, estacionamento, área de lojas, praça de alimentação, unidade da Estação Cidadania e recarga para ônibus elétricos.

Estações

As 13 estações ao longo do corredor terão 4 portas de embarque/desembarque em nível, climatizadores, telas de informação em tempo real e Wi-Fi gratuito. O acesso será feito por 11 passarelas elevadas e 2 faixas de pedestre sinalizadas. Já dentro de Belém, o sistema se conectará ao BRT Belém nas estações São Brás, Humaitá, Bosque e Tavares Bastos.


Frota do BRT Metropolitano
O Governo do Pará, com apoio do PAC Federal, investiu R$ 367 milhões na aquisição de 265 ônibus novos, já entregues.
A frota será composta por três categorias:
- Linhas Troncais (diesel Euro 6): 92 ônibus Caio Millennium V com chassi Mercedes-Benz O-500M Bluetec 6, de 13,8m de comprimento, 5 portas (3 do lado direito e 2 do esquerdo em nível) e capacidade para até 93 passageiros.


- Linhas Troncais (elétricos): 40 ônibus Caio e-Millennium com chassi Mercedes-Benz O-500M Eletra, de 12,20m, também com 5 portas (3 à direita e 2 à esquerda) e capacidade para até 75 passageiros.


- Linhas Alimentadoras: 133 ônibus Caio Apache VIP V com chassi Volksbus 17.230 Euro 6, de 12,50m, 3 portas à direita e capacidade para até 80 passageiros.

Garagem Metropolitana
Localizada atrás do Terminal Marituba, a garagem abrigará toda a frota de 265 ônibus, funcionando como base para manutenção, abastecimento e recarga elétrica dos veículos.

Centro de Controle e Operação (CCO)
Instalado no km 9 da avenida Augusto Montenegro, dentro do complexo do Comando Geral da PM, o CCO será responsável pelo planejamento, monitoramento e controle da operação, incluindo abertura e fechamento de portas nas estações, sonorização, contagem de passageiros e controle de acessos. O prédio é o primeiro público da Amazônia com certificação LEED, incorporando painéis solares e sistemas de reaproveitamento de água da chuva.

Cobertura do processo
O Portal Notícias do Transporte acompanha o projeto desde sua fase licitatória. Em maio, publicamos que a empresa paulista havia sido homologada na concorrência — confira aqui. Pouco depois, noticiamos a contratação oficial da BRT Amazônia S.A. como concessionária do sistema — leia mais.
Agora, com a operação definida e a frota pronta, o BRT Metropolitano de Belém avança para se tornar referência em mobilidade na região Norte, com promessa de maior eficiência, redução de tempo de viagem e uma nova experiência no transporte público.
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