COP-30: Eletra destaca protagonismo do Brasil na mobilidade elétrica

A Eletra Industrial, empresa 100% brasileira voltada para a tecnologia para ônibus elétricos, participa nesta quinta-feira, 13 de novembro de 2025, de um dos painéis mais importantes da “Estação do Desenvolvimento”, iniciativa do Sistema Transporte (CNT) durante a COP-30, Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, realizada em Belém (PA) até o dia 21.

A presidente da Eletra, Milena Romano, será uma das palestrantes do debate “Descarbonização nos modos de transporte”, que acontece das 14h20 às 15h, com atendimento à imprensa logo em seguida. O painel abordará soluções e avanços tecnológicos que têm contribuído para reduzir emissões no setor de transportes, além de identificar ações integradas entre os diferentes modais.

Indústria brasileira como protagonista da mobilidade limpa

Durante sua participação, Milena Romano vai enfatizar a importância estratégica da indústria nacional no processo de descarbonização.

“A Eletra Industrial é pioneira. Há cerca de 30 anos, quando a eletrificação de frotas ainda era um sonho no Brasil, acreditamos e investimos. Hoje, temos condições de exportar não só ônibus elétricos, mas conhecimento técnico para o mundo todo. O Brasil pode ser um dos líderes globais em transportes limpos”, afirma Milena.

A executiva também apresentará o “case Eletra Consult”, iniciativa inédita na América Latina voltada à consultoria completa para eletrificação de frotas, desde a infraestrutura de recarga e obras civis até o pós-venda e capacitação de equipes. O programa é realizado em parceria com operadores, gestores públicos, universidades e entidades técnicas.

“Nascemos de um grupo com 115 anos de atuação no transporte de passageiros. Sabemos o que é colocar ônibus nas ruas e temos técnicos altamente qualificados. Nossa indústria tem todas as condições de colocar o Brasil em destaque no cenário mundial de transportes modernos e sustentáveis”, complementa Milena.

Dia de destaque na Estação do Desenvolvimento

A quinta-feira (13) marca um dos momentos mais relevantes da programação da CNT na COP-30. Além do painel da Eletra, será apresentado, entre 16h e 17h, o Inventário de Emissões do Setor de Transportes, que traz uma radiografia completa dos impactos ambientais do deslocamento de pessoas e cargas no país, servindo de base para futuros planos de mitigação.

Patrocinado

Sobre a Estação do Desenvolvimento

Localizada na Green Zone da COP-30, a Estação do Desenvolvimento é o espaço de networking e debate dos setores produtivos, reunindo autoridades, especialistas e representantes do setor de transporte. O ambiente valoriza a cultura amazônica e fomenta discussões sobre inovação, sustentabilidade e descarbonização.

O espaço oferece:

  • Relacionamento com stakeholders qualificados;
  • Encontros com autoridades e setor produtivo;
  • Painéis técnicos do Sistema Transporte na Zona Verde da COP-30;
  • Ativações culturais e produtos regionais da Amazônia.

Serviço

Painel: “Descarbonização nos modos de transporte”
Data: Quinta-feira, 13 de novembro de 2025
Horário: 14h20 às 15h
Local: Estação do Desenvolvimento – Sistema Transporte (CNT) – Green Zone da COP-30, Belém (PA)
Atendimento à imprensa: ao final da mesa ou mediante agendamento

Participantes:

  • Milena Romano, Diretora-Presidente da Eletra Industrial
  • Gabriela Costa, Diretora-Executiva da ATP (Associação de Terminais Portuários Privados)
  • Rafael Lucchesi, CEO da TUPY/MWM
  • Luís Fernando Resano, Diretor-Executivo da ABAC (Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem)

Sobre Milena Braga Romano

Milena Braga Romano é Presidente da Eletra Industrial e Diretora Executiva do Grupo Setti Braga, com mais de 115 anos de história no transporte de passageiros. Advogada, possui MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC e formações executivas em liderança pela Columbia Business School e pela Universidade de Stanford. É responsável pela modernização da Eletra e pela consolidação da marca como líder nacional em ônibus elétricos.

Patrocinado

Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Rolar para cima