

A Prefeitura de São Vicente anunciou, nesta segunda-feira (20), uma importante mudança na mobilidade urbana da cidade: a integração entre os ônibus municipais SOU São Vicente (Sancetur – Santa Cecília Turismo) e o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), operado pela BR Mobilidade. A novidade entra em vigor no dia 2 de novembro, permitindo que os passageiros utilizem os dois modais com tarifa única de R$ 5,75, por meio do cartão BR Card, dentro de um intervalo de até 60 minutos entre as viagens.
Segundo a administração municipal, a integração representa o resultado de três anos de trabalho, iniciado com o rompimento do contrato com a antiga concessionária que operava o transporte coletivo e não possuía condições técnicas para realizar o sistema integrado. A atual concessionária, a SOU São Vicente, passou a estruturar o sistema para que a integração com o VLT fosse possível.
“As grandes cidades do mundo vivem sob a ótica da mobilidade, da integração e da agilidade. Era inaceitável o cidadão pagar duas passagens para uma mesma viagem. Agora, o morador poderá chegar mais rápido ao seu destino, alcançando mais bairros com o ônibus municipal e o VLT combinados”, destacou o prefeito Kayo Amado.
O prefeito também afirmou que a novidade abrirá caminho para novos estudos de readequação das linhas municipais, otimizando o atendimento aos bairros e melhorando o fluxo de passageiros.
A integração, contudo, vale apenas para o transporte municipal combinado ao VLT, não incluindo os ônibus intermunicipais operados pela ARTESP.
Investimentos e expansão do sistema
A iniciativa soma-se a um conjunto de ações desenvolvidas pela Prefeitura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, com foco na melhoria da mobilidade urbana. Entre os projetos em andamento está a extensão do VLT à Área Continental, que beneficiará mais de 150 mil moradores com a construção de quatro novas estações — Ponte Nova, Quarentenário, Rio Branco e Terminal Samaritá — em um total de 7,5 km de novas vias férreas.
Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.