Marcopolo apresenta inédito protótipo de ônibus urbano híbrido a etanol na COP30

Fabricante reforça compromisso com soluções sustentáveis e o protagonismo do transporte coletivo na redução de emissões

A Marcopolo, multinacional brasileira e uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo, apresentou nesta quarta-feira (13) um protótipo inédito de ônibus urbano híbrido elétrico/etanol durante a COP30, em Belém. O veículo está exposto na Casa C.A.S.E., espaço criado para conectar iniciativas que estão transformando o Brasil e o mundo na agenda climática.

A C.A.S.E. é uma ação conjunta de Bradesco, Itaúsa, Itaú, Natura, Nestlé e Vale, com o objetivo de posicionar o Brasil como protagonista global em soluções sustentáveis e de baixo carbono. A participação da Marcopolo reforça o compromisso da fabricante com alternativas viáveis de descarbonização do transporte coletivo, além de expandir o uso de tecnologias limpas em seu portfólio.

Híbrido etanol: tecnologia Carbono Net Zero

O novo protótipo híbrido etanol urbano é uma prova de conceito (POC) que combina propulsão elétrica e biocombustível, eliminando a necessidade de infraestrutura de recarga. O veículo utiliza apenas etanol, sendo classificado como Carbono Net Zero — ou seja, o CO₂ emitido é compensado pelo resgate do gás carbônico nas plantações de cana-de-açúcar ou outras fontes renováveis, como milho, sorgo ou trigo.

A tecnologia foi projetada para demonstrar a viabilidade imediata do uso do etanol híbrido em frotas urbanas, atendendo a diferentes realidades regionais no Brasil.

Transporte coletivo como protagonista

De acordo com a Coalizão dos Transportes, liderada pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), um ônibus pode emitir até oito vezes menos CO₂ por passageiro do que o transporte individual motorizado. O estudo foi apresentado ontem, também durante a COP30, em Belém.

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“Mobilidade sustentável é mais do que tecnologia. Envolve qualidade de vida, eficiência dos sistemas de transporte e inclusão social. É uma jornada coletiva que exige colaboração entre governos, empresas e sociedade”, destacou André Armaganijan, CEO da Marcopolo.

O executivo ressaltou ainda que o Brasil precisa avançar em dois pontos fundamentais: o desenvolvimento de tecnologias que viabilizem a transição energética e a conscientização da população sobre a importância de priorizar o transporte coletivo como meio de deslocamento sustentável.

O protótipo segue o mesmo princípio do Volare Attack 9 híbrido, apresentado no ano passado e recentemente exibido na Busworld Bélgica, o maior evento mundial do setor de ônibus.

Volare Fly 10 GV movido a biometano e gás natural

Além do híbrido etanol urbano, a Marcopolo apresentou também o micro-ônibus Volare Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural, durante o evento “O Papel do Gás Natural e do Biometano na Transição Energética”, promovido pelo Consórcio Brasil Verde no Espaço Sustentabilidade Brasil, iniciativa do Instituto Sustentabilidade Brasil (ISB).

O modelo reduz em até 84% as emissões de gases de efeito estufa, possui autonomia de até 450 km e traz sistemas eletrônicos de controle de tração e estabilidade, além de bloqueio automático com portas abertas. O desenvolvimento levou quatro anos e evidencia o investimento contínuo da Marcopolo em novas tecnologias de propulsão.

Sobre a Marcopolo

Com 76 anos de história, a Marcopolo tem sede em Caxias do Sul (RS) e presença em mais de 140 países. A fabricante investe continuamente em inovação, design e tecnologias voltadas à mobilidade sustentável, consolidando-se como referência global em soluções para o transporte coletivo de passageiros.

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