Marcopolo apresenta inovações sustentáveis no Seminário Nacional da NTU 2025

Fabricante leva a Brasília o elétrico Attivi Integral

A Marcopolo, uma das maiores fabricantes de carrocerias de ônibus do mundo, participa da 38ª edição do Seminário Nacional da NTU — Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos —, nos dias 12 e 13 de agosto de 2025, no Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada, na capital federal. A empresa levará dois dos seus principais avanços tecnológicos em mobilidade urbana sustentável: o Attivi Integral, modelo 100% elétrico a bateria, e o novo Volare Fly 10 GV, movido a biometano e gás natural veicular (GNV).

Diversidade energética e compromisso com o futuro

De acordo com Ricardo Portolan, diretor de operações comerciais para o mercado interno e marketing da Marcopolo, a participação no evento reforça o papel estratégico da empresa no avanço da mobilidade urbana brasileira. “Reconhecendo a importância do Seminário NTU, apresentamos soluções desenvolvidas para enfrentar os desafios atuais do transporte urbano, impulsionar a mobilidade sustentável e contribuir para a descarbonização das cidades”, destacou.

Para o executivo, a diversidade energética brasileira é uma aliada nesse processo. “O futuro do transporte coletivo será composto por uma variedade de tecnologias: desde o 100% elétrico, como o Attivi Integral, até soluções movidas a biometano e GNV, como o Volare GV, sem deixar de considerar os modelos híbridos.”

Patrocinado

Attivi Integral: mobilidade 100% elétrica

Lançado em 2022, o Attivi Integral é o primeiro modelo da Marcopolo com chassi próprio, projetado e fabricado em Caxias do Sul (RS). Com até 13 metros de comprimento, o veículo possui motorização elétrica da WEG (potência máxima de 385 kW e torque de 2.800 Nm), baterias CATL com autonomia entre 250 e 280 km, suspensão a ar, sistema de freios Knorr e capacidade para até 91 passageiros, sendo 34 sentados.

Com mais da metade dos componentes nacionais e certificação de produto 100% nacional pelo BNDES, o modelo representa um marco no projeto de descarbonização da Marcopolo e conta com apoio da Finep para seu desenvolvimento. O Attivi é isento de emissões de CO₂ e opera com baixos níveis de ruído, atributos que o posicionam como uma das principais apostas da indústria brasileira para o futuro do transporte urbano.

Volare Fly 10 GV: energia limpa em foco

Outra atração da Marcopolo no seminário é o Volare Fly 10 GV, um micro-ônibus desenvolvido especialmente para operar com combustíveis alternativos. Com motor preparado para uso de biometano e GNV em qualquer proporção, o modelo foi concebido ao longo de quatro anos e oferece redução de até 96% nas emissões de material particulado e 84% nas emissões de gases de efeito estufa.

Com três cilindros de combustível que totalizam 360 litros, o Fly 10 GV tem autonomia de até 450 quilômetros, conforme a aplicação. Entre os itens de segurança, o modelo inclui controle de tração, controle de estabilidade e sistema de bloqueio de movimentação com as portas abertas, atendendo às exigências operacionais do transporte urbano moderno.

Um seminário para os caminhos da mobilidade sustentável

Com o tema “Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável”, a 38ª edição do Seminário Nacional da NTU reunirá autoridades, especialistas, operadores e representantes da indústria para discutir soluções e políticas públicas que tornem o transporte coletivo mais eficiente, acessível e ambientalmente responsável. A proposta é colocar o transporte público no centro das estratégias para enfrentar a crise climática e os desafios da urbanização acelerada.

38º Seminário Nacional da NTU – 2025

📅 Data: 12 e 13 de agosto de 2025
📍 Local: Hotel Royal Tulip Brasília Alvorada – Asa Norte, Brasília (DF)
🎯 Tema: Rotas para um Transporte Público Mais Sustentável
📺 Transmissão ao vivo: Canal da NTU no YouTube
📝 Inscrições: www.sympla.com.br/evento/seminario-nacional-ntu-2025/2822271


Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Rolar para cima