NT EXPRESS — Corredor ABD recebe trólebus articulados convertidos com atualizações na carroceria

Imagens em colaboração com Valdir Garcia

A operação do Corredor ABD passa a contar com 11 trólebus articulados convertidos a partir de ônibus a diesel fabricados em 2008. Os veículos, com chassis Mercedes-Benz O-500UA, receberam frente e traseira da carroceria Millennium V, da Caio Induscar, e passam a operar com tração elétrica, após processo de adaptação realizado pela Eletra, empresa pertencente ao mesmo grupo empresarial da operadora, da família Setti Braga.

Um dos exemplares antes da conversão para trólebus

O trabalho envolveu a substituição do sistema de propulsão e a adequação à rede aérea, além da modernização visual e melhorias no sistema de ar-condicionado e itens de acessibilidade. Apesar das melhorias, os veículos seguem com 17 anos de uso estrutural, o que chama atenção diante da vida útil estipulada de 20 anos para trólebus, conforme previsto no contrato firmado inicialmente com a EMTU e atualmente gerido pela ARTESP.

Os veículos, que originalmente possuíam os prefixos 8200 à 8210, foram reprefixados para 8111 à 8121.

A conversão representa, portanto, uma solução de aproveitamento de frota, mas que levanta questionamentos sobre renovação efetiva e durabilidade. Na prática, os veículos estão próximos do limite contratual de operação, o que pode reduzir o impacto esperado de modernização no sistema.

Ainda assim, as adaptações permitem manter parte da frota elétrica em circulação, em um momento em que o Corredor ABD busca conciliar continuidade operacional e adequação ambiental dentro das exigências de transporte metropolitano.

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