
Concessionária destaca importância da manutenção para segurança e confiabilidade do sistema ferroviário; operação da Linha 7 será iniciada em novembro
A TIC Trens, concessionária responsável pela futura operação da Linha 7-Rubi e do Trem Intercidades Eixo Norte (TIC), apresentou nesta semana os primeiros layouts dos veículos de manutenção que serão utilizados na ferrovia a partir do dia 26 de novembro, data prevista para o início oficial da concessão. A iniciativa marca mais um passo no cronograma pré-operacional da empresa, que avança rumo à modernização do sistema ferroviário paulista.
A 174 dias do início das operações, a TIC já realiza a adequação da frota de manutenção, que passará por um processo de reforma e padronização visual. Os veículos receberão a nova identidade corporativa da concessionária, que utiliza uma paleta de cores com azul, laranja e vermelho escuro — alinhada aos valores institucionais e aos padrões técnicos exigidos para equipamentos ferroviários.
Segundo a empresa, a segurança é o princípio que norteia todas as atividades relacionadas à operação ferroviária. Isso se reflete diretamente na robustez das ações de manutenção, que têm papel essencial na prevenção de falhas e na garantia de um serviço confiável para os usuários.
“A manutenção é um dos pilares para a operação segura e eficiente da ferrovia. Ela não apenas evita interferências, como também prolonga a vida útil dos ativos e melhora a experiência do passageiro”, afirma a TIC Trens em comunicado.
Três tipos de manutenção
A concessionária detalha que serão empregadas três estratégias de manutenção:
- Preditiva, que utiliza dados e sensores para antecipar falhas antes que ocorram;
- Preventiva, baseada em intervenções programadas para manter o bom estado dos sistemas;
- Corretiva, executada após falhas, com foco na restauração das condições normais de operação.
Para garantir a eficiência dessas ações, uma frota de veículos especializados já está sendo preparada. Os equipamentos darão suporte às equipes de campo em intervenções nos trilhos, rede aérea e transporte de materiais.
Conheça os principais veículos de manutenção
Esmerilhadora

Um dos destaques da nova frota é a esmerilhadora, máquina ferroviária de grande porte responsável por corrigir imperfeições na superfície dos trilhos. Com 48 rebolos distribuídos em um comboio de até 82 metros de comprimento, o equipamento atua diretamente na melhoria do contato entre roda e trilho, o que reduz o desgaste e ruídos na operação. Cada carro da esmerilhadora pesa cerca de 83,9 toneladas.
Vagão de Rede Aérea (VRA)

Responsável por serviços de manutenção elétrica, o VRA é equipado com pantógrafos para medição do zigue-zague dos cabos e plataformas elevatórias articuladas. Também conta com sistemas de aterramento temporário, fundamentais para garantir a segurança das equipes durante os trabalhos na rede de alimentação dos trens.
Vagão Prancha

Com função de transporte de trilhos, dormentes e outros materiais estruturais, o vagão prancha é projetado para facilitar a logística interna da via férrea. Em algumas versões, o equipamento possui suportes específicos para acomodar trilhos com segurança, permitindo deslocamento ágil e seguro de insumos até os pontos de intervenção.
Futuro da Linha 7 e do Trem Intercidades
A TIC Trens será a responsável não apenas pela operação e manutenção da Linha 7-Rubi, que liga a capital paulista à cidade de Jundiaí, mas também pela implementação do Trem Intercidades Eixo Norte, que vai conectar São Paulo a Campinas com viagens de média velocidade. O projeto inclui ainda o Trem Intermetropolitano (TIM), que atenderá o eixo Jundiaí–Francisco Morato–Palmeiras-Barra Funda com viagens mais frequentes.
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