
A direita novos Elétricos Puros Mercedes-Benz (Créditos: Fabio Almeida)
A operadora Via Sudeste iniciou nesta semana a operação de seis novos ônibus 100% elétricos no Expresso Tiradentes, o sistema de BRT (Bus Rapid Transit) que conecta o centro de São Paulo às regiões do Sacomã e Vila Prudente. A chegada desses veículos marca um novo ciclo de sustentabilidade no corredor, resgatando o conceito de tração limpa previsto desde a sua concepção.




Configuração Operacional: Fluxo Livre
Diferente dos ônibus que circulam nas linhas convencionais da cidade, estas unidades foram entregues sem catraca e sem o posto do cobrador. A escolha desse layout deve-se à infraestrutura exclusiva do Expresso Tiradentes:
- Cobrança externa: O pagamento da tarifa é realizado nos bloqueios das estações e terminais.
- Agilidade: Sem a barreira física interna, o embarque e desembarque ocorrem por todas as portas, reduzindo o tempo de parada e otimizando o fluxo de passageiros no corredor elevado.






Resgate Histórico: Dos Híbridos Tutto ao Elétrico a Bateria
A eletrificação no Expresso Tiradentes representa o amadurecimento de uma promessa tecnológica feita na inauguração do corredor, em 2007. Originalmente projetado para ser um sistema de “Veículo Leve sobre Pneus” (VLP), o corredor chegou a operar com os ônibus híbridos Tutto Trasporti.
Aqueles veículos possuíam uma tecnologia que combinava um motor a diesel (gerador) com tração elétrica, mas enfrentaram constantes falhas mecânicas e problemas de manutenção, sendo eventualmente substituídos por modelos a diesel comuns. Com os novos veículos a bateria (Mercedes-Benz eO500U), a tração elétrica retorna de forma nativa, eliminando completamente as emissões de poluentes e o ruído do motor a combustão no trajeto elevado.



Acompanhamento da linha feita através do aplicativo BusInfo
Expansão da Frota Elétrica
O investimento na eletrificação deve seguir avançando dentro da operadora. Além das unidades recém-estreadas no Expresso Tiradentes, a Via Sudeste já manifestou interesse na aquisição de 15 modelos articulados elétricos sob o chassi Mercedes-Benz eO500UA.
Embora ainda não haja uma confirmação oficial de que esses futuros articulados serão destinados especificamente ao corredor expresso, o interesse de compra reforça a estratégia da empresa em ampliar o uso da tecnologia de emissão zero em suas operações na capital paulista, acompanhando as diretrizes de sustentabilidade da cidade.
Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
