
O estado do Paraná dará início a um projeto-piloto inédito na América Latina com a utilização de um trem por indução magnética, também conhecido como DRT (sigla utilizada na China), em uma linha metropolitana que conecta os municípios de Pinhais e Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A operação experimental, com previsão de seis meses, será conduzida pela AMEP – Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná.
Fabricado pela CRRC, uma das maiores fabricantes ferroviárias do mundo, o veículo se destaca por operar de forma autônoma e guiada, sem a necessidade de trilhos convencionais. A tecnologia, considerada uma das mais recentes no setor de transporte coletivo, já está em uso em diversas cidades chinesas, além de operações-piloto na Austrália e no México.
Essa será a primeira experiência com o DRT na América Latina, e o trecho selecionado para o teste tem 10 quilômetros de extensão, ligando as duas cidades por vias urbanas onde o veículo poderá operar com precisão sem trilhos, utilizando sensores e tecnologia de condução automática.
VLT de Curitiba: novo modal será interligado ao Aeroporto Afonso Pena
Paralelamente à operação piloto com o DRT, o governo do Paraná também apresentou o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que conectará Curitiba ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais. O anúncio foi feito pelo governador Ratinho Junior, no dia 30 de julho de 2025, com a divulgação de um vídeo mostrando o novo modal.
Com 22,8 quilômetros de extensão, o sistema contará com 27 paradas, incluindo quatro terminais de integração: Hauer, Carmo, Boqueirão e Terminal Central (São José dos Pinhais). Ao longo do trajeto, estão previstas 23 estações de embarque e desembarque e reformas estruturais nos terminais.
A concessão do VLT foi oficializada em janeiro de 2024, quando o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, firmou parceria com o BNDES para os estudos técnicos. O investimento total estimado é de R$ 2,5 bilhões, com execução prevista para dois anos após a aprovação da concessão.
Com capacidade estimada para 160 mil passageiros por dia, o VLT integra os planos do governo estadual para a modernização do transporte metropolitano, buscando alternativas mais eficientes, sustentáveis e integradas ao sistema atual.
Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.