O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), entregou recentemente mais 40 ônibus equipados com ar-condicionado, avançando no processo de renovação da frota municipal. A iniciativa faz parte de um pacote total de 114 novos veículos que estarão em circulação até o final de fevereiro, contribuindo para um transporte público mais moderno e eficiente.
Com essa nova remessa, Salvador dará um salto significativo na qualidade do transporte. De acordo com o prefeito, até o fim de fevereiro, 42% da frota municipal contará com ônibus climatizados, beneficiando milhares de passageiros diariamente.
“Estamos renovando a frota e garantindo mais conforto para a população. Entregamos 40 novos veículos, e até o final do mês de fevereiro serão 114. Com isso, vamos atingir 42% da frota equipada com ar-condicionado”, destacou Bruno Reis.
Ampliação da frota e investimentos em inovação
O projeto de modernização do transporte público em Salvador vai além da entrega desses 114 veículos. A Prefeitura está finalizando dois grandes contratos de financiamento que permitirão a aquisição de 390 novos ônibus. Entre eles, 300 serão movidos a diesel com tecnologia Euro 6, e outros 90 serão totalmente elétricos.
“Estamos prestes a concluir duas operações de crédito para a compra de 390 novos ônibus. Além disso, as empresas operadoras têm a obrigação de renovar 190 veículos anualmente. Considerando todos esses investimentos, teremos 580 novos ônibus até o final de 2025, o que elevará a frota climatizada para 70%”, explicou o prefeito.
Bruno Reis também reforçou que o compromisso da cidade é atingir 100% da frota climatizada até 2028, garantindo mais conforto e qualidade no serviço de transporte público.
Melhoria na mobilidade e expansão das linhas
Outro ponto destacado pelo prefeito é a reestruturação das linhas de ônibus, ampliando a oferta para diversas regiões da cidade. Algumas rotas importantes já foram reativadas, como as que ligam o Subúrbio às áreas do Itaigara e Pituba. Nesta segunda-feira (3), será a vez da retomada das linhas que atendem Tancredo Neves e Engomadeira, com destino à Lapa.
“O BRT é troncal, vindo da Lapa até o shopping da Bahia em vias segregadas, e se expande pela região da Pituba, Itaigara, e por toda a orla até Itapuã com o BRS, que é uma via exclusiva. São os mesmos ônibus, mas em alguns trechos será uma via compartilhada com os demais veículos”, afirmou Bruno Reis.
A Prefeitura também estuda a ampliação do BRS (Bus Rapid System) para outras áreas da capital. Esse sistema, que entrou em operação no início de 2024, busca aumentar a eficiência do transporte público ao criar corredores exclusivos para ônibus, reduzindo o tempo de deslocamento dos passageiros.
Perspectivas para o transporte em Salvador
Com a chegada dos novos veículos, a Prefeitura projeta que, até o final de 2025, Salvador contará com 704 novos ônibus. Esse avanço faz parte de um planejamento amplo para transformar o sistema de transporte, tornando-o mais moderno, sustentável e acessível para a população.
“Até o final de fevereiro, concluiremos a entrega dos 114 ônibus previstos para 2024. Somando isso aos 580 novos veículos que serão adquiridos até 2025, nossa frota receberá 704 ônibus novos. Esse é um marco importante na modernização do transporte da nossa cidade”, concluiu o prefeito.
Descubra mais sobre Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.