
A partir desta segunda-feira (26), dois novos ônibus 100% elétricos começam a circular em caráter experimental no transporte público da capital baiana. Os veículos irão operar nas linhas 0137 – Lapa x Barra Avenida, 1347 – Estação Pirajá x Pituba e também na linha B1 – Rodoviária x Pituba, que faz parte do sistema BRT Salvador.
A iniciativa tem como objetivo avaliar o desempenho dos veículos elétricos em operação real, reunindo dados sobre consumo, autonomia, desempenho e custos operacionais. Essas informações serão fundamentais para os estudos que estão sendo conduzidos pela Prefeitura de Salvador junto ao Banco Mundial, com vistas à contratação de crédito que viabilizará a compra de aproximadamente 100 ônibus elétricos.
Atualmente, Salvador já conta com oito veículos elétricos em operação. Com a chegada dos dois novos modelos, cedidos pelas fabricantes Ankai e Tevx Higer, a frota sustentável da cidade passa a ter reforço temporário, que será avaliado durante 30 dias.
Características dos veículos
Os dois ônibus que entram em testes oferecem alto padrão de conforto e acessibilidade. O modelo fornecido pela Tevx Higer é um articulado de 18,7 metros, com capacidade para até 130 passageiros. O veículo possui piso baixo, ar-condicionado, USB para carregamento de dispositivos móveis e acessibilidade total.

Já o modelo da Ankai tem 12 metros de comprimento e capacidade para 83 passageiros, mantendo os mesmos itens de conforto e acessibilidade, incluindo ar-condicionado e tomadas USB.

Foto: Ascom/Semob
Ambos estarão identificados com uma plotagem especial, sinalizando aos usuários que se tratam de veículos elétricos em teste.
“Compromisso com o futuro“
De acordo com o secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, os testes fazem parte da estratégia de modernização do transporte coletivo da cidade, alinhando Salvador às práticas de sustentabilidade urbana.
“Esse é mais um passo no compromisso da cidade com a mobilidade sustentável. Os testes nos permitem entender o comportamento desses veículos em serviço, avaliar consumo, desempenho e custos operacionais”, destacou Souza.
O secretário reforça que a ampliação da frota elétrica trará benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a qualidade do serviço prestado aos passageiros.
“Queremos cada vez mais investir em soluções que tragam benefícios tanto para o meio ambiente quanto para os usuários. Esses testes vão nos ajudar a planejar a ampliação da frota elétrica no transporte público de Salvador”, complementou.
Se os resultados dos testes forem positivos e a negociação com o Banco Mundial for concluída, Salvador poderá dar um salto significativo na eletrificação de sua frota, tornando-se mais uma das capitais brasileiras com frota sustentável.
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