Com galeria de imagens — Santo André (SP) apresenta 26 ônibus zero quilômetro

A Viação Guaianazes, líder do Consórcio União Santo André, e a Prefeitura de Santo André entregaram oficialmente, na sexta-feira (23), 26 novos ônibus zero quilômetro que passam a renovar a frota do transporte municipal.

Os novos veículos são do modelo GranVia, da fabricante paranaense Mascarello, divididos entre dois tipos de configuração:

  • 13 ônibus convencionais, com chassi Volksbus 17.230 S, medindo 13,20 metros de comprimento, com prefixos de 01 533 a 01 545;
  • 13 ônibus do tipo midi, com chassi Volksbus 15.210, com 10,50 metros de comprimento, com prefixos de 01 546 a 01 558.

Todos os novos ônibus chegam equipados com ar-condicionado, tomadas USB, acessibilidade com porta central exclusiva para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de serem projetados para oferecer mais conforto, eficiência e qualidade no atendimento aos usuários do transporte coletivo.

Confira a seguir, galeria de imagens com diversos detalhes da nova frota

A entrega faz parte da promessa firmada pelo prefeito Gilvan Junior (PSDB), que assumiu a meta de promover a renovação de 200 ônibus até 2028. Este é o primeiro lote efetivamente entregue, demonstrando o avanço concreto na melhoria dos serviços prestados à população andreense.

Patrocinado

Durante a cerimônia, Gilvan Junior destacou que além da renovação de frota, outra conquista é na parte tecnológica, através do app Cittamobi — por meio dele, o passageiro acompanha o ônibus em tempo real — agora em uma versão sem anúncio, que segundo o chefe executivo, o investimento custou cerca de R$ 400 mil.

O evento contou com a presença dos diretores da Guaianazes, Danilo Regis Fernandes Pinto e Lidiane Helena Fernandes Pinto, ambos filhos do tradicional empresário da cidade, Ronan Maria Pinto, que atua tanto no setor de transporte quanto no jornal local Diário do Grande ABC. Eles seguem à frente da sucessão do grupo empresarial fundado pelo pai. Durante a coletiva, Danilo destacou a importância da parceria firmada com a prefeitura para a modernização do transporte andreense e não descartou, inclusive, a possibilidade de expandir as operações na cidade. Ele reforçou ainda que a empresa se mantém à disposição para atender qualquer eventualidade, reafirmando o compromisso da Guaianazes em não deixar o transporte parar.

Além da entrega dos novos veículos, outra mudança importante foi anunciada: a linha I-04 – Parque Capuava – Jardim Alvorada, atualmente operada pela ETURSA – Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário de Santo André — base operacional 04 — será transferida para a Viação Guaianazes. Com isso, a ETURSA passa a operar apenas a linha I-05 – Jardim Santo André – Estação Utinga.

Atualmente, o sistema municipal de transporte é operado pelo Consórcio União Santo André, composto pelas empresas Viação Guaianazes, Viação Curuçá, Viação Vaz e ETURSA, que somam uma frota de 232 ônibus. Complementando o sistema, a região do Vila Luzita segue operada, desde 2016, pela Suzantur em caráter emergencial, com 74 veículos.


Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Rolar para cima