Sancetur assume linhas na Zona Oeste e promete renovar transporte no Rio de Janeiro

A partir de setembro, a Sancetur – conhecida comercialmente como SOU Transportes – inicia uma nova fase no transporte público carioca. A empresa, do grupo da família Abi Chedid, foi aprovada para integrar o Consórcio Santa Cruz e assumirá parte das operações que hoje estão sob responsabilidade da Transportes Barra, principal na Zona Oeste.

A movimentação representa um passo importante na reorganização do sistema, já que a Transportes Barra manterá apenas as linhas exclusivas de Jacarepaguá (801, 803 e 878), concentrando-se na operação local, enquanto a Sancetur ficará responsável por um amplo conjunto de trajetos que conectam bairros da Zona Oeste e de outras regiões.

Veículo da Transportes Barra, atual concessionária no Consórcio Santa Cruz

A entrada da Sancetur na Zona Oeste ocorre em um momento em que a cidade se prepara para a implantação do Sistema RIO, a nova rede integrada de ônibus com identidade visual unificada, frota renovada e maior integração tarifária. Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), a implantação será dividida em etapas, começando justamente pela Zona Oeste — abrangendo Campo Grande e Santa Cruz — até dezembro de 2026.

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As demais regiões da cidade receberão o novo modelo gradualmente até agosto de 2028, conforme o cronograma oficial. Mais detalhes sobre o projeto podem ser conferidos clicando aqui.

Com a chegada ao Rio de Janeiro, a SOU Transportes passa a operar em sua 24ª cidade. O grupo concentra sua atuação principalmente no interior de São Paulo, no litoral paulista e em Palmas, capital do Tocantins. A relação completa de filiais pode ser conferida nesta matéria — clique aqui.

Linhas que serão assumidas pelo Grupo SOU Transportes

  • 379 – Catiri – Tiradentes
  • 383 – Realengo – Praça da República
  • 389 – Vila Aliança – Candelária
  • 394 – Vila Kennedy – Tiradentes
  • 394SR – Vila Kennedy – Tiradentes
  • 395 – Coqueiros – Tiradentes
  • 731 – Campo Grande – Marechal Hermes
  • 737 – Marechal Hermes
  • 739 – Circular
  • 745 – Bangu – Cascadura
  • 746 – Jabour – Cascadura
  • 752 – Jardim Palmares – Coelho Neto
  • 756 – Coelho Neto
  • 777 – Padre Miguel – Madureira
  • 784 – Vila Kennedy – Marechal Hermes
  • 790 – Campo Grande – Cascadura
  • 794 – Bangu – Cascadura (via Barata)
  • 811 – Bangu Shopping – Presídio
  • 812 – Carobinha – Bangu Shopping
  • 875 – Tanque – Praça Seca
  • 926 – Senador Camará – Penha
  • 936 – Campo Grande – Fundão
  • SP803 – Senador Camará – Sulacap
  • SV777 – Padre Miguel – Madureira
  • SV790 – Campo Grande – Cascadura

Frota renovada

O plano de operação prevê que, inicialmente, a Sancetur utilize parte da frota da Transportes Barra, mas a empresa já prepara a substituição gradual por 200 veículos próprios, sendo 100 novos e 100 seminovos com até três anos de uso. Todos terão ar-condicionado, wi-fi, entradas USB para carregamento de dispositivos e acessibilidade total.

A companhia também promete investir em monitoramento por GPS, câmeras internas e em um aplicativo para informar horários e itinerários em tempo real, melhorando a experiência dos passageiros e a confiabilidade do serviço.

Base estratégica e impacto

A garagem da Transportes Barra em Bangu passará a ser utilizada pela Sancetur, garantindo uma base logística próxima ao eixo principal de operação. Com isso, a expectativa é de mais agilidade na manutenção, na organização das escalas e na resposta a imprevistos.

A entrada da Sancetur no Rio de Janeiro é vista como um marco na tentativa de revitalizar o transporte público da Zona Oeste, trazendo ônibus mais modernos, tecnologia embarcada e uma nova gestão para linhas que atendem milhares de passageiros diariamente.


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