Após a divulgação da matéria do Portal Notícias do Transporte referente à possível substituição da Transwolff Transportes Turismo Ltda pela Sancetur (Santa Cecília Turismo) na operação de linhas do transporte coletivo na cidade de São Paulo, a Transwolff entrou em contato com a nossa equipe e emitiu, em sua defesa, um posicionamento oficial sobre o tema.
Nota Oficial emitida em resposta a matéria
“ A Transwolff Transportes Turismo Ltda esclarece que não há definições concretas até o momento e aguarda as decisões administrativas e, se for o caso, judiciais.
A empresa esclarece ainda que a situação envolvendo a eventual cessão de seus direitos contratuais ainda está em análise, sem definições concretas até o momento. A empresa acompanha o andamento do procedimento administrativo e avalia os caminhos cabíveis, respeitando o devido processo legal.
A questão também depende do Poder Judiciário, que poderá se manifestar sobre eventuais aspectos legais envolvidos. A Transwolff reitera seu compromisso com a continuidade do serviço de transporte público e com a transparência em suas ações.
A Transwolff Transporte e Turismo Ltda e seus diretores refutam de forma categórica as informações de vínculo com o crime organizado e reafirmam que a empresa e seus dirigentes jamais tiveram relações com organizações criminosas. Todos os esclarecimentos estão exaustivamente demonstrados no procedimento administrativo perante a Secretaria dos Transportes e no processo que corre sob o sigilo de Justiça.”
Com isso, a Transwolff segue em atividade normal nas regiões em que opera, aguardando os desdobramentos das análises e decisões oficiais que envolvem sua permanência ou substituição no sistema municipal de transporte coletivo da capital.

Imagem meramente ilustrativa
A Sancetur – Santa Cecília Turismo Ltda, integrante do grupo SOU Transportes, está ampliando sua atuação no transporte público paulista ao assumir, a partir de 15 de março, a operação de 132 linhas de ônibus na zona sul de São Paulo, substituindo a Transwolff. Este marco expande ainda mais a empresa, que já opera em 21 cidades do estado.
Após anos, uma empresa de fora da Capital entra no Sistema Municipal
A entrada da Sancetur na capital paulista ocorre após um processo turbulento envolvendo a Transwolff, que teve seu contrato rescindido pela Prefeitura de São Paulo em janeiro de 2025. A antiga operadora responsável por cerca de 590 mil passageiros diários na zona sul, foi alvo da Operação Fim da Linha, deflagrada pelo Ministério Público em abril de 2024. Uma investigação revelou que a empresa teria recebido R$ 54 milhões do Primeiro Comando da Capital (PCC) para vencer a licitação de 2019, levando à prisão de seu dono, Luiz Carlos Efigênio Pacheco, e à intervenção municipal na operação.
Durante quase um ano, a SPTrans gerenciou as linhas da Transwolff sob regime de intervenção, enquanto a administração do prefeito Ricardo Nunes (MDB) conduzia o processo de caducidade contratual. Encerrada a relação com a Transwolff, que promete recorrer judicialmente, a Sancetur foi selecionada para assumir o serviço, após análise da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Transporte (SMT), que confirmou sua capacidade técnica e financeira para operar os lotes D10 e D11.
A estrutura operacional do sistema, organiza as linhas de ônibus em três grandes grupos, sendo dois deles “locais”. Em resumo:
Grupos de Linhas e de Concessão
- Grupo Estrutural:
Reúne as linhas estruturais (radiais, perimetrais e reforço de pico do subsistema estrutural) e é composto por 9 lotes de serviço. - Grupo Local de Articulação Regional:
Abrange as linhas que fazem a ligação entre os Setores de Ônibus e os centros urbanos regionais. Esse grupo está organizado em 10 lotes de serviço (entre eles, há um lote especial para trólebus, que não possui área operacional específica). - Grupo Local de Distribuição:
Reúne as linhas que atendem as ligações internas dos setores – ou seja, as que operam para atender as centralidades de bairro e locais com características residenciais – e é composto por 13 lotes de serviço.
Esses três grupos formam a estrutura de delegação dos serviços na concessão do transporte coletivo municipal.
Lotes assumidos pela Sancetur em Detalhes
O lote de concessão assumido pela Sancetur compreende os Lotes Locais de Distribuição 10 e 11 (D10 E D11) e Setores de Ônibus 17 (na Área 6 – Zona Sul) e 18 (Área 7 – Zona Sudoeste), com 132 linhas.

No total, é estimado que o Lote D10 (Zona Sul) possua, somando ida e volta, uma extensão viária total de 616,37 Km.
Enquanto ao Lote D11 (Zona Sudoeste), somando ida e volta, a extensão viária total é de 322,41 km, totalizando 938,78 km de extensão viária total percorrida em ambos os lotes.
Relembrando também, que o Lote D10 é característico por possuir linhas ambientais (6L__-__), como por exemplo a 6L11-10 Ilha do Bororé – Term. Grajaú.
Confira as 21 Cidades Pertencentes ao Grupo Sancetur
Com sede em Paulínia e mais de sete décadas de história, a Sancetur é uma das principais operadoras de transporte do interior paulista, pertencente ao grupo empresarial da família Abi Chedid. A empresa opera serviços urbanos e escolares em cidades estratégicas, consolidando sua marca “SOU” (Sistema de Ônibus Urbano).

São as cidades:
- Americana: Transporte coletivo urbano (SOU Americana) e escolar
- Atibaia: Transporte coletivo urbano (SOU Atibaia)
- Caraguatatuba: Operação iniciada em 2024 como SOU Caraguá, após assumir a concessão da Expresso Fênix
- Cubatão: Integração de linhas urbanas após descontinuidade da Expresso Fênix
- Indaiatuba: Transporte urbano desde 2018, com a marca SOU Indaiatuba, além do transporte escolar
- Itanhaém: Operação urbana proveniente da Expresso Fênix (SOU Itanhaém)
- Jarinu: Serviços de transporte escolar e urbano (SOU Jarinu)
- Limeira: Linhas urbanas sob a marca SOU Limeira e transporte escolar
- Mogi Guaçu: Transporte coletivo urbano (SOU Mogi Guaçu)
- Mogi Mirim: Transporte coletivo urbano (SOU Mogi Mirim)
- Paulínia: Sede da empresa, com foco em transporte escolar como parte do Consórcio Giz & Lápis
- Peruíbe: Transporte coletivo urbano (SOU Peruíbe)
- Presidente Prudente: Assumiu o transporte municipal em 2021, substituindo a Pruden Express (SOU Presidente Prudente)
- Rio Claro: Operação urbana desde 2023, no lugar da Rápido São Paulo (SOU Rio Claro)
- Salto: Transporte coletivo urbano (SOU Salto)
- São Carlos: Operação iniciada em 2023, ao adquirir a Rigras Transportes Coletivos (SOU São Carlos)
- São José dos Campos: Operação iniciada ao adquirir a Viação Saens Peña São José dos Campos
- São Sebastião: Transporte coletivo desde 2021 (SOU São Sebastião)
- São Vicente: Substituiu a Otrantur em 2022 (SOU São Vicente)
- Ubatuba: Transporte urbano, sob contrato emergencial (SOU Ubatuba)
- Valinhos: Linhas urbanas desde 2016 (SOU Valinhos)
Com uma frota de 2.050 ônibus e 4.200 funcionários, a Sancetur tem se destacado pela capacidade de assumir operações emergenciais e por adquirir elas em sua maioria.
Para São Paulo, a substituição das empresas de ônibus na capital paulista, motivada por questões legais e operacionais, sinaliza um esforço da administração municipal em aprimorar a qualidade e a confiabilidade do transporte público. A entrada da Sancetur pode representar um avanço nesse sentido, desde que a transição seja conduzida de forma eficiente e transparente, garantindo benefícios reais para os usuários e para o mercado de transporte como um todo.
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Espero que melhore
Essa que vai ser a frota o que tá no edital nos dias úteis e final de semana com a sancertur nas linhas no edital
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