
Em 10 de maio de 2025, a SPTrans ampliou a oferta de viagens da linha 3063-10 – Guaianases/Terminal São Mateus, já existente na Zona Leste, por meio de acréscimo de partidas e inclusão da Express Transportes Urbanos em sua operação. A alteração foi realizada em substituição à antiga linha sobreposta 3033-10 Guaianases – São Mateus: sem criação de rota nova, mas “aumentando a capacidade” e “reduzindo intervalos”. Segundo a SPTrans, a inclusão da Express na operação foi homologada com a comunidade local por meio da Subprefeitura de Cidade Tiradentes, com diálogo entre os órgãos envolvidos para garantir que a reestruturação atenda às necessidades da população.
A operação compartilhada, também conhecida como “Pool”, realizada pelas empresas Viação Metrópole Paulista (ônibus amarelos) e Express Transportes Urbanos (ônibus vermelhos), permitiu a ampliação da frota de 12 para 25 veículos – sem alterações de itinerário, ampliando a capacidade de transporte nos horários de pico. Nos dias úteis, o serviço ocorre das 04h00 às 00h00 no sentido Terminal São Mateus e das 04h53 às 00h45 no sentido Guaianases.

No sábado de estreia do reforço na linha 3063-10, a operação foi caracterizada por varias irregularidades operacionais, como intervalos maiores do que o previsto, resultando em ônibus e pontos superlotados. Muitos passageiros, frustrados pela espera e pela falta de informação em tempo real, desistiram e recorreram a outras opções – como aplicativos de transporte particular.
Durante o acompanhamento, foi possível observar também um impacto negativo na linha 3064-10 da empresa Transunião – a antiga operadora da extinta 3033-10 – que estava com frota visivelmente reduzida, provocando longas filas no Terminal da Estação Guaianases e contribuindo para a sobrecarga do sistema na região. O cenário geral da operação no sábado revelou falhas importantes no dimensionamento da oferta frente à demanda real, exigindo ajustes técnicos e operacionais por parte da gestão pública e das concessionárias envolvidas.

Durante seu primeiro dia útil, a linha apresentou alguns atrasos decorrentes do trânsito intenso causado pelas obras do Monotrilho na Av. Ragueb Chohfi. Também foram registrados comboios de pelo menos dois veículos circulando juntos em diversos trechos do itinerário, o que indica falhas na regularidade da operação. Apesar disso, foi notada uma melhora significativa no atendimento e no conforto para o usuário em comparação aos dias anteriores.
O ponto crítico da operação para a imagem da prefeitura, a presença de poucos veículos elétricos (5 no momento do pico, de uma frota de 25 veículos), porém compreensível levando em consideração a baixa capacidade de transporte de passageiros dos elétricos da Viação Metrópole Paulista em comparação ao similar diesel em operação até o momento, e o numero de falhas que os veículos elétricos da Express apresentaram na região recentemente, ainda que possuindo capacidade superior.




Modelos de operação compartilhada são praticados na SPTrans há décadas, garantindo maior frequência e flexibilidade na gestão da frota. Este tipo de operação ocorre hoje em linhas de diversas áreas, como por exemplo: 209P/10 (Cachoeirinha/Term. Pinheiros), 875C/10 (Term. Lapa/Metrô Santa Cruz), 8700/10 (Term. Campo Limpo/Pça. Ramos de Azevedo), dentre outras.
Entre os principais benefícios observados nesses casos estão a redução do tempo de espera, pela diluição dos picos de demanda entre diferentes operadores, e a maior resiliência em situações de contingência, pois eventuais faltas de veículos em uma empresa podem ser compensadas pela outra operadora. Além disso, a operação compartilhada favorece a otimização de custos.
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