Belo Horizonte (MG) testa primeiro micro-ônibus 100% movido a GNV e Biometano

Divulgação Gasmig

Belo Horizonte deu mais um passo rumo à mobilidade sustentável com a chegada do primeiro micro-ônibus 100% movido a Gás Natural Veicular (GNV) e Biometano do estado de Minas Gerais. O veículo, que busca reduzir a emissão de poluentes e aumentar a eficiência energética, iniciou sua fase de testes nesta terça-feira (1/4) e circulará em quatro linhas do Transporte Suplementar da capital mineira.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Superintendência de Mobilidade do Município (Sumob), a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a fabricante de ônibus Volare, a montadora Agrale e a Associação dos Motoristas do Transporte Suplementar da capital.

Mobilidade sustentável e redução de emissões

O modelo Fly 10 – GV, desenvolvido para operar exclusivamente com GNV e Biometano, representa um avanço na descarbonização do transporte urbano. Segundo o presidente da Gasmig, Carlos Camargo de Colón, a aposta no gás natural como combustível é uma alternativa viável e essencial para um futuro mais limpo.

“O gás natural representa uma solução viável e essencial para a descarbonização da mobilidade urbana. Essa alternativa não apenas reduz significativamente as emissões de carbono, mas também contribui para um ambiente mais limpo”, destacou Colón.

Além dos benefícios ambientais, a tecnologia a gás natural reduz a dependência de combustíveis fósseis mais poluentes, como o diesel, e pode gerar economia no custo operacional dos veículos.

Teste operacional em quatro linhas

O período de operação assistida do micro-ônibus acontecerá entre abril e maio, permitindo a avaliação de desempenho em diferentes trajetos e condições operacionais. Durante este período, o veículo atenderá quatro rotas do Transporte Suplementar de Belo Horizonte:

  • Linha S53 – Confisco/Ouro Minas
  • Linha S66 – Tupi/Europa
  • Linha S61 – Mantiqueira/Estação Vilarinho
  • Linha S92 – Esplanada/Buritis

A partir da análise dos testes, será possível definir a viabilidade da ampliação dessa tecnologia para outras linhas da cidade, consolidando Belo Horizonte como referência em transporte público sustentável.

Perspectivas para o futuro

A implementação de veículos movidos a GNV e Biometano no transporte público faz parte de uma tendência global de transição energética para soluções menos poluentes. O sucesso deste projeto pode incentivar a renovação da frota do Transporte Suplementar e, futuramente, do sistema convencional de ônibus da capital mineira.

Relembre outras iniciativas com micro-ônibus a GNV no Brasil

Antes da chegada deste micro-ônibus em Belo Horizonte, Guarulhos, em São Paulo, recebeu o primeiro micro-ônibus movido a GNV do Brasil, operado pela Uni Transportes. Confira mais detalhes dessa iniciativa:

🔗 Galeria de imagens: Uni Transportes apresenta mais detalhes do primeiro micro-ônibus a GNV do Brasil em Guarulhos (SP)

Além disso, a Volare, fabricante do modelo Fly 10 – GV, também lançou recentemente o primeiro micro-ônibus movido a gás do mercado brasileiro. Saiba mais sobre esse lançamento:

🔗 Volare lança primeiro micro-ônibus movido a gás no mercado brasileiro


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