
A Viação Guaianazes, pertencente ao grupo empresarial de Ronan Maria Pinto, assumiu nesta terça-feira (1) a operação da linha B47 – Rodoviária – Vila Luzita – conheça a linha clicando aqui, anteriormente operada pela Viação Vaz. A transferência da linha é resultado das dificuldades enfrentadas pela Vaz, que teve 12 ônibus apreendidos recentemente pelo Banco Caruana e não conseguiu repor a frota a tempo. Mais detalhes sobre o impasse podem ser conferidos na matéria: Suspensa a chegada de frota para a Viação Vaz vinda do Grupo Comporte.
Mesmo com a aquisição de dois ônibus semi-novos para reforçar sua frota, a Viação Vaz continua com incapacidade técnica operacional para cumprir as exigências da SATrans – Santo André Transportes, gerenciadora do sistema de transporte municipal. Saiba mais sobre a recente tentativa da Vaz de reforçar a operação: Viação Vaz adquire dois ônibus semi-novos para reforçar a frota em Santo André-SP.

A Viação Guaianazes iniciou as operações com uma frota mais nova, equipada com ar-condicionado, suspensão a ar, acessibilidade e tomadas USB, proporcionando maior conforto aos passageiros. Além disso, a empresa pode ser designada para assumir mais linhas, caso a Viação Vaz não consiga superar seus problemas operacionais.
A linha está sendo operada com 7 ônibus, todos do modelo Apache VIP, com chassis Mercedes-Benz OF-1724L. Confira escala desta terça-feira, 1º de abril:
Prefixos: 01 103, 111, 114, 118, 119, 125, 126.
Atualmente, o principal sistema de transporte municipal de Santo André é formado pelo Consórcio União Santo André, composto por quatro empresas:
- Base Operacional 01: Viação Guaianazes e Viação Curuçá (Grupo Ronan Maria Pinto)
- Base Operacional 02: Viação Vaz (administrada pela família Vaz)
- Base Operacional 04: ETURSA – Empresa de Transporte Urbano e Rodoviário Santo André (Grupo Ronan Maria Pinto)
Além dessas bases, a região do Vila Luzita tem operação em caráter emergencial desde 2016 pela Transportadora Turística Suzano – Suzantur.
A mudança na operação da linha B47 reflete os desafios do transporte municipal em Santo André, que passa por ajustes constantes para garantir a continuidade do serviço prestado à população. O desfecho da situação da Viação Vaz segue indefinido e pode impactar outras linhas da cidade.
Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.