Mercedes-Benz lança novo chassi para micro-ônibus com foco no transporte rural

 Divulgação Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz do Brasil apresentou nesta semana o chassi LO 916R, voltado ao transporte de trabalhadores em áreas rurais e regiões com vias não pavimentadas. A novidade é uma variação do tradicional LO 916, já conhecido no mercado por sua robustez em aplicações urbanas e de fretamento.

Segundo a montadora, o novo modelo foi desenvolvido para atender à demanda crescente por transporte fora das cidades, especialmente no setor de fretamento rural, impulsionado pelo crescimento de atividades no campo e pela geração de empregos em regiões mais afastadas dos centros urbanos. Já há 16 unidades vendidas para operadores de Minas Gerais e São Paulo.

Chassi adaptado para terrenos irregulares

O LO 916R traz como destaque a altura elevada em relação ao solo, o que melhora o desempenho em terrenos acidentados e em estradas de terra. O entre-eixos é de 4.800 mm, com peso bruto total de 9,4 toneladas. Ele pode receber carrocerias de até 9,2 metros de comprimento e comportar até 32 lugares, incluindo assento para o auxiliar.

Entre os equipamentos embarcados estão:

  • Motor OM 924 LA, com 163 cv de potência e torque de 610 Nm
  • Câmbio manual Eaton de 6 marchas, com acionamento por cabo
  • Suspensão metálica com molas parabólicas, amortecedores telescópicos e barra estabilizadora
  • Sistema de freios a tambor, com ar comprimido, freio-motor, sistema ABS, ASR, auxílio de partida em rampa e controle de estabilidade (ESP)
  • Bloqueio de diferencial traseiro automático, para reforçar a tração em locais com barro ou alagados
  • Pneus mistos (terra e asfalto), de perfil 235

Além disso, o veículo vem preparado com Dispositivo de Poltrona Móvel (DPM), para garantir acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida.

Foco na operação fora de estrada

A proposta do novo chassi é atender operações de fretamento onde o acesso é precário, como plantações, mineradoras, obras de infraestrutura ou áreas industriais afastadas. Com ângulos de entrada e saída maiores, e reforços na proteção inferior (como protetor de cárter), o modelo oferece melhor desempenho e durabilidade mesmo em condições mais severas.

A suspensão, embora metálica, busca reduzir ruídos internos e melhorar o conforto durante o trajeto em estradas esburacadas, característica comum em rotas rurais.


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