
Um dos ônibus elétricos que já operam na capital, este com tecnologia Eletra
A Prefeitura de Porto Alegre está em busca de um empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para viabilizar a compra de 600 novos ônibus para o transporte público da capital gaúcha. Segundo apuração do Portal Matinal, a iniciativa prevê a aquisição de 500 veículos movidos a diesel, atendendo ao padrão Euro 6, além de 100 ônibus elétricos, reforçando a tendência de eletrificação da frota.
Os novos coletivos seriam repassados às empresas privadas que operam o transporte municipal por meio de um sistema de subvenção, no qual as companhias teriam a responsabilidade de devolver os recursos aos cofres públicos ao longo do tempo. O portal Matinal teve acesso a um despacho assinado pelo secretário municipal de Planejamento e Gestão, Cezar Schirmer, datado de 23 de janeiro de 2025, indicando que a proposta já conta com pareceres técnicos favoráveis.
A compra dos veículos seria realizada por meio do programa federal Novo PAC Seleções, que prevê investimentos em infraestrutura em diversas cidades brasileiras. No entanto, o projeto ainda está em análise jurídica e precisa ser aprovado pela Câmara Municipal antes da contratação do financiamento e da efetivação da compra. Até o momento, não há um prazo definido para a aquisição dos novos ônibus.
Atualmente, a frota do transporte público de Porto Alegre conta com 1.378 ônibus cadastrados junto à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), com idade máxima permitida de 16 anos. Ainda não está claro se a compra dos 600 novos veículos terá como principal objetivo a renovação da frota existente ou se também resultará na ampliação da oferta de ônibus em circulação.
O prefeito Sebastião Melo (MDB) já havia sinalizado a intenção de utilizar esse modelo econômico para acelerar a renovação dos coletivos, destacando que as empresas concessionárias do transporte não dispõem de recursos para realizar investimentos dessa magnitude. Em sua posse para o segundo mandato, o chefe do Executivo municipal mencionou a proposta como uma alternativa viável para modernizar o sistema de transporte público. No ano passado, a administração municipal já havia utilizado esse formato para adquirir 12 ônibus elétricos.
O avanço da proposta depende agora da avaliação jurídica e da tramitação legislativa na Câmara Municipal. Caso aprovada, a iniciativa poderá representar um avanço significativo na modernização e na sustentabilidade do transporte coletivo da capital gaúcha.
Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.