Prefeitura de Paranaguá apresenta primeiro de 40 novos ônibus da Viação Rocio

O investimento consta no portal do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com valor total de R$ 49 milhões

Imagens: Divulgação Prefeitura de Paranaguá

Prefeitura de Paranaguá, no Paraná, apresentou oficialmente, nesta segunda-feira (22), o primeiro dos 40 novos ônibus que passarão a integrar a frota do transporte coletivo urbano da cidade operado pela Viação Rocio. Os demais 39 veículos devem ser entregues até o dia 10 de julho, com previsão de entrada em operação no mês de agosto.

A chegada dos novos coletivos ocorre em meio à reestruturação do sistema municipal e faz parte do novo acordo firmado entre a Prefeitura de Paranaguá e a Viação Rocio, que garantiu a continuidade da operação e da gratuidade no transporte coletivo local, agora rebatizado pela atual gestão como “Transporte para Todos”.

Os novos veículos chegam com um pacote de itens que eleva o padrão do sistema urbano de Paranaguá. Entre os equipamentos anunciados estão ar-condicionado, Wi-Fi embarcado, GPS, câmeras de monitoramento integradas à Muralha Digital, suspensão a ar, tomadas USB para carregamento de celulares e ampliação da acessibilidade, com espaço ampliado para passageiros em cadeira de rodas.

Renovação da frota foi exigência para manter contrato

A renovação dos veículos está diretamente ligada à repactuação do contrato entre a Prefeitura de Paranaguá e a Viação Rocio. A administração municipal condicionou a permanência da concessionária no sistema à renovação da maior parte da frota e à adoção de um novo padrão operacional, com mais tecnologia embarcada, monitoramento e controle do serviço.

O aditivo firmado em março deste ano prevê a substituição inicial de 40 dos atuais 49 ônibus em operação, o que representa uma renovação de aproximadamente 82% da frota urbana. Com isso, a Viação Rocio permanece responsável pelo transporte coletivo de Paranaguá por mais 13 anos, com vínculo estendido até 2038.

Além da troca dos veículos, o contrato reforça a adoção do Sistema de Bilhetagem Eletrônica (SBE), com monitoramento em tempo real, relatórios operacionais, biometria, reconhecimento facial e compartilhamento integral de dados com o poder público. O modelo de remuneração segue baseado em quilômetro rodado, ao mesmo tempo em que amplia o poder de fiscalização da Prefeitura de Paranaguá sobre a operação.

Financiamento federal via PAC bancará renovação

Embora a renovação da frota esteja atrelada ao contrato municipal, os novos ônibus serão viabilizados por um financiamento federal voltado à empresa operadora. O investimento consta no portal do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dentro do eixo “Cidades Sustentáveis e Resilientes”, com valor total de R$ 49.507.418,00.

Segundo os dados do programa, o pacote contempla 53 ônibus com tecnologia Euro 6 destinados à Viação Rocio, com previsão de conclusão até 2027. Na prática, isso indica que o lote anunciado agora, de 40 unidades, integra uma renovação ainda maior da frota, que deverá avançar em novas etapas.

Pelos valores registrados no PAC, o custo médio por veículo fica na casa de R$ 934 mil. O financiamento é operacionalizado por meio do Ministério das Cidades, dentro da linha de investimentos destinada ao setor privado para modernização do transporte público.

Frota antiga começará a sair de circulação

Durante a apresentação do primeiro veículo, a Viação Rocio confirmou que a chegada do lote dará início à retirada de boa parte da frota antiga. A tendência é que permaneçam em operação apenas os ônibus mais novos, especialmente os fabricados entre 2017 e 2018, enquanto os demais serão gradualmente substituídos.

A concessionária também informou que a Ilha dos Valadares contará com veículos de menor porte, adaptados às características viárias da região, mas mantendo o mesmo padrão de conforto e tecnologia da nova frota principal.

Além da renovação física dos ônibus, a empresa já iniciou a preparação operacional para a entrada dos veículos em serviço. De acordo com a operadora, treinamentos técnicos vêm sendo realizados em Paranaguá com apoio da Mercedes-Benz, fabricante dos chassis do lote atualmente em produção.

Produção dos veículos vinha sendo acompanhada desde o início do ano

A chegada dos novos ônibus já vinha sendo antecipada pela Prefeitura de Paranaguá desde o primeiro trimestre. Em março, a administração municipal divulgou que os 40 veículos estavam em fase de produção, com chassis da Mercedes-Benz e encarroçamento pela Caio, em Botucatu (SP). À época, o município informou que a renovação seria uma condição indispensável para a continuidade da concessão.

No fim de maio, uma comitiva formada pelo prefeito Adriano Ramos, pela vice-prefeita e por integrantes da equipe técnica esteve na fábrica da Caio para acompanhar a fase final de montagem dos coletivos. Na ocasião, a administração reforçou que os ônibus chegariam com foco em conforto, acessibilidade e segurança, além de integração com a estrutura de monitoramento do município.

Transporte gratuito segue, mas debate sobre custo continua

Apesar da manutenção da gratuidade para os usuários, o modelo de custeio do sistema voltou ao centro do debate político em Paranaguá. O prefeito Adriano Ramos afirmou que o transporte nunca foi, de fato, gratuito, uma vez que a operação sempre dependeu de repasses públicos para se manter.

Dados do Portal da Transparência apontam que, entre 1º de janeiro e 22 de junho de 2026, a Viação Rocio recebeu R$ 13.557.731,59 em pagamentos vinculados ao contrato, o que representa uma média de aproximadamente R$ 2,2 milhões por mês. O novo aditivo contratual disponível no portal está estimado em R$ 180 milhões e vincula a continuidade da concessão ao cumprimento das etapas de renovação da frota.

Histórico recente foi marcado por impasses e tentativa de nova licitação

A permanência da Viação Rocio no sistema acontece após um período de forte instabilidade contratual. O contrato original da concessionária com o município foi firmado em 2008, com prazo de 15 anos. Após o encerramento da vigência inicial, a Prefeitura de Paranaguá passou a manter a operação por meio de aditivos.

Em 2024, o município chegou a lançar uma nova licitação para escolher outra operadora para o transporte coletivo, mas o processo foi interrompido após questionamentos apresentados pela própria concessionária. A disputa acabou parando no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), o que travou a substituição imediata da empresa e abriu espaço para a solução negociada adotada agora pela atual gestão.

Com isso, a renovação da frota acabou se tornando o principal ponto de equilíbrio entre a necessidade de manter o sistema funcionando, preservar a gratuidade e responder às críticas em torno da idade e da qualidade dos ônibus em circulação.

Notícias do Transporte já havia antecipado chegada dos novos ônibus

A renovação da frota de Paranaguá já vinha sendo acompanhada pelo Notícias do Transporte, que publicou anteriormente a chegada dos 40 novos ônibus anunciados pela Prefeitura de Paranaguá e destinados à operação da Viação Rocio. A publicação marcou uma das primeiras divulgações sobre a nova etapa de modernização do sistema local e reforçou o avanço da reestruturação do transporte coletivo na cidade.

Clique aqui e leia também.


Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe uma resposta

Rolar para cima