
Um dos veículos adquiridos recentemente
A Ricco Transportes, atual operadora emergencial do transporte coletivo de Rio Branco, capital do Acre, deu início na última semana à operação de nove ônibus trucados com origem paulista. Os coletivos são do modelo Mascarello Gran Via, ano de fabricação 2012, sobre chassis Volvo B270F Euro 5, com configuração 6×2 de 15 metros.
Embora atualmente estejam circulando pelas ruas da capital acreana, os veículos carregam uma longa trajetória, marcada por uma sequência de transferências entre empresas e mudanças no cenário do transporte urbano.
Inicialmente, os ônibus foram adquiridos zero quilômetro pela extinta Viação Estrela de Mauá, que integrava o Grupo Baltazar José de Souza, notório por sua ampla atuação no setor de transportes, mas também por uma série de colapsos operacionais, resultando na falência do grupo empresarial em 2022. Na época, a empresa era representada oficialmente por David Barioni Neto, ex-vice-presidente da Gol Linhas Aéreas.

Com a falência do grupo e o encerramento das atividades da Estrela de Mauá, os veículos foram retomados pelo Banco Caruana, credor responsável pelo financiamento da frota. Posteriormente, foram adquiridos pela Suzantur, empresa com operações na região do ABC Paulista, através das cidades: Mauá (operação total), Santo André (operação na região da Vila Luzita), Diadema (operação total) e Ribeirão Pires (operação total), além das operações interestaduais, por meio da Viação Nova Itapemirim.

Em 2018, a frota foi negociada e adquirida pela Amazon Líder, operadora de transporte coletivo na cidade de Manaus (AM), onde circularam por alguns anos até serem, mais recentemente, comprados pela Ricco Transportes. A atual operadora assumiu a operação emergencial do transporte de Rio Branco após o colapso do antigo sistema.

Vale lembrar que, em meados de outubro de 2024, a Ricco Transportes teve cerca de 16 ônibus apreendidos pelo Banco Caruana, devido à falta de pagamento do financiamento dos veículos. A apreensão comprometeu momentaneamente a operação emergencial em Rio Branco, forçando a empresa a buscar alternativas para evitar a paralisação do serviço e recompor a frota em curto prazo.
Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.