Grupo Comporte assina oficialmente concessão das linhas 11, 12 e 13 da CPTM

Investimento de R$ 14,3 bilhões promete transformar o transporte ferroviário na Zona Leste, Alto Tietê e Guarulhos

O Governo do Estado de São Paulo deu mais um passo importante na privatização do transporte ferroviário ao oficializar, nesta quinta-feira (22), a assinatura do contrato de concessão das linhas 11–Coral, 12–Safira e 13–Jade da CPTM, além do Expresso Aeroporto, serviço que liga a capital ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O contrato foi firmado com a concessionária Trivia Trens, do Grupo Comporte Participações S.A., vencedora do leilão realizado na Bolsa de Valores B3. O documento estabelece uma parceria público-privada (PPP) com duração de 25 anos, prevendo investimentos robustos na ordem de R$ 14,3 bilhões.

O projeto prevê uma verdadeira revolução na malha ferroviária das regiões Leste, Alto Tietê e Guarulhos. Entre as principais melhorias estão:

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  • 10 novas estações;
  • 24 estações reformadas;
  • 4 estações totalmente reconstruídas;
  • Mais de 20 km de trilhos implantados.

A expansão também atenderá demandas históricas da população. A Linha 11–Coral será estendida até César de Sousa, em Mogi das Cruzes, enquanto a Linha 12–Safira chegará até Suzano. Já a Linha 13–Jade, que hoje conecta Engenheiro Goulart ao Aeroporto de Guarulhos, será ampliada até os bairros Gabriela Mistral, na zona leste, e Bonsucesso, em Guarulhos.

Intervalos menores e mais trens

A concessão promete reduzir significativamente o tempo de espera entre os trens, beneficiando diretamente os passageiros:

  • Linha 11–Coral: intervalo de 3 minutos entre Palmeiras-Barra Funda e Suzano, e de 6 minutos até César de Sousa.
  • Linha 12–Safira: intervalo de 3 minutos e 15 segundos entre Brás e Itaquaquecetuba, e de 6,5 minutos até Suzano.
  • Linha 13–Jade: intervalo fixo de 10 minutos, além da expansão de 15,6 km até Bonsucesso.

O Expresso Aeroporto, serviço dedicado entre o centro de São Paulo e Cumbica, terá partidas a cada 30 minutos nos horários de menor demanda e 1 hora nos picos.

Etapas da concessão

Após a assinatura, começa um cronograma estruturado em fases:

  1. Prazo de eficácia (60 dias) — Validação legal do contrato.
  2. Fase pré-operacional (12 meses) — Envolve treinamento de equipes, testes de sistemas e transição gradativa da operação, com participação da CPTM.
  3. Operação assistida (12 meses) — A nova concessionária opera sob acompanhamento da CPTM.
  4. Operação plena — A Trivia Trens assume integralmente a gestão, com a fiscalização da ARTESP (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo).

Programa SP nos Trilhos

A concessão das linhas 11, 12 e 13 faz parte do programa SP nos Trilhos, que de acordo com o Estado, é o maior plano de mobilidade ferroviária do país, onde prevê mais de R$ 190 bilhões em investimentos para trens urbanos, Trens Intercidades (TIC) e Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), com mais de mil quilômetros de trilhos em todo o estado.

Benefícios para milhões de paulistas

Com as melhorias, a expectativa é que as três linhas atendam, juntas, cerca de 1,3 milhão de passageiros por dia até 2040, oferecendo mais conforto, eficiência, segurança e qualidade de vida aos usuários que dependem diariamente do transporte sobre trilhos.

O Governo de São Paulo aposta que, além de melhorar a mobilidade, a concessão impulsionará o desenvolvimento econômico, facilitará o acesso ao mercado de trabalho e fortalecerá a integração metropolitana.


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