
A cidade de Curitiba, no Paraná, segue acelerando o processo de renovação de frota no transporte coletivo. Nesta semana, o prefeito Eduardo Pimentel entregou mais 45 ônibus novos durante evento no SmartPark do Jardim Botânico. Os veículos vão atender 13 linhas importantes da cidade e fazem parte de um pacote de 202 novos coletivos que serão entregues até meados de maio.
Com a nova etapa, Curitiba atinge a marca de 147 ônibus entregues apenas em 2025, reforçando o compromisso da atual gestão com a modernização da frota, conforto ao passageiro e redução de emissões. Os novos veículos são equipados com motorização Euro 6, a mais avançada em controle de poluentes na categoria a diesel, o que representa uma redução de cerca de 1.850 toneladas de CO₂e por ano.



As linhas contempladas com os novos veículos incluem:
505 – Boqueirão / Centro Cívico
700 – Pinheirinho / Cabral
307 – Bairro Alto / Santa Felicidade
022 – Inter 2 (horário)
022 – Inter 2 (anti-horário)
304 – Pinhais / Campo Comprido
607 – Colombo / CIC
216 – Cabral / Portão
650 – Santa Rita / Pinheirinho
684 – Rio Bonito
332 – Acrópole
322 – Camargo
350 – Atuba / Pinheirinho
“São ônibus com tecnologia embarcada, menos poluentes, que já estão ligados à Muralha Digital com câmeras internas para inibir assaltos e assédio. Também vêm com tomadas USB e sinais sonoros que ajudam passageiros com deficiência visual ou baixa visão”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel.



A frota renovada tem iluminação interna em LED, placas eletrônicas laterais, calhas verticais nas janelas para melhorar a ventilação em dias chuvosos, e itens de acessibilidade, como dois espaços para cadeirantes, bancos estofados (20% reservados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida), plaquetas em braile e mensagens de voz para o acionamento do botão de parada por cadeirantes.
O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, ressaltou o impacto da entrega:
“Apenas com os novos ônibus articulados da linha Atuba/Pinheirinho, conseguimos reduzir o intervalo de 8 para 5 minutos, aumentando a frequência e o conforto.”



Dos 45 ônibus entregues nesta etapa:
- 30 são padrons da categoria Linha Direta (ligeirinho)
- 10 são articulados para operação intercambiável (troncal/alimentador)
- 2 são padrons intercambiáveis
- 3 são articulados do tipo expresso
Confira a relação dos veículos entregues nesta fase:
- 2 padrons intercambiáveis, com carroceria Marcopolo Torino Express e chassi Mercedes-Benz O-500M
- 5 padrons ligeirinhos de duplo ataque (portas dos dois lados), com carroceria Marcopolo Torino Express e chassi Volvo B320R
- 6 padrons ligeirinhos, com carroceria Marcopolo Torino Express e chassi Volvo B320R
- 6 padrons ligeirinhos, com carroceria Marcopolo Torino Express e chassi Mercedes-Benz O-500M
- 5 padrons ligeirinhos, com carroceria Caio Millennium V e chassi Volvo B320R
- 8 padrons ligeirinhos, com carroceria Caio Millennium V e chassi Mercedes-Benz O-500M
- 5 articulados intercambiáveis, com carroceria Marcopolo Torino Express e chassi Mercedes-Benz O-500MA
- 5 articulados intercambiáveis, com carroceria Caio Millennium V e chassi Mercedes-Benz O-500MA
- 3 articulados expressos, com carroceria Marcopolo Viale BRT e chassi Mercedes-Benz O-500MDA




Desde 2017, Curitiba já recebeu 735 ônibus novos, o que representa 62,45% da frota operante atual, composta por 1.177 veículos. A meta, segundo Pimentel, é um transporte mais eficiente, com menos atrasos e uma tarifa justa.
Além da renovação com veículos a diesel Euro 6, Curitiba também iniciou a transição energética. Sete ônibus 100% elétricos já operam nas linhas Interbairros I e Água Verde, e outros 54 elétricos devem ser incorporados em 2025 com recursos do BNDES.
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