Com 3.294 carrocerias produzidas entre janeiro e março deste ano, a Marcopolo fechou o primeiro trimestre de 2025 com avanços expressivos em sua atuação internacional. A receita líquida da companhia atingiu R$ 1,7 bilhão no período, representando um crescimento de 1,3% em relação ao mesmo intervalo do ano anterior. Destaque para a performance no exterior, onde a receita teve alta de 68%, e para as exportações a partir do Brasil, que avançaram 86,3%.

Divulgação Marcopolo
Do total produzido no trimestre, 2.748 unidades foram fabricadas no Brasil e 546 no exterior. O portfólio foi liderado por veículos rodoviários voltados ao setor de fretamento, modelos urbanos leves, micro-ônibus e os veículos da fabricante Volare. Entre as entregas de destaque, estão 32 carrocerias elétricas do modelo Attivi para a cidade de São Paulo — parte de um lote maior com previsão de continuidade ao longo do ano.
O crescimento internacional foi impulsionado por mercados estratégicos. Na Argentina, a unidade Metalsur ampliou sua atuação no segmento rodoviário. Já na Austrália (Volgren), México (Polomex) e África do Sul (MASA) também mantiveram ritmo positivo de produção e vendas. “Enxergamos boas oportunidades para o ano de 2025, com o crescimento de entregas de produtos com maior valor agregado, já a partir do segundo trimestre. Seguiremos focados em negócios voltados à descarbonização do transporte e em investimentos para automação e melhoria contínua dos produtos existentes”, afirma Pablo Motta, CEO da Marcopolo.
Apesar do leve recuo na lucratividade, a companhia apresentou um lucro bruto consolidado de R$ 384,3 milhões no 1T25, com margem de 22,9%. O EBITDA foi de R$ 262 milhões, com margem de 15,6%, frente aos R$ 315,4 milhões e margem de 19% registrados no primeiro trimestre de 2024.
Caminho da Escola impulsiona demanda por micro-ônibus
O programa federal Caminho da Escola também teve papel relevante nos resultados da Marcopolo, especialmente nas linhas de micro-ônibus e Volare. No primeiro trimestre, foram entregues 692 unidades — 523 micro-ônibus e 169 modelos da marca Volare —, todos oriundos da licitação realizada em 2023. “Nossa expectativa é de que as entregas se mantenham constantes ao longo de 2025. Esse ritmo contribuiu diretamente com o desempenho do período”, pontua Motta.

Divulgação Volare
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