
A Urbanização de Curitiba (Urbs) iniciou nesta semana, a fase de testes de um anteparo móvel em estações-tubo para coibir a entrada irregular de passageiros nos ônibus do sistema de transporte público. O experimento está sendo conduzido na estação Morretes, no bairro Portão, e deve durar ao menos 30 dias.
O mecanismo funciona de maneira integrada com a operação dos ônibus. O anteparo é acionado automaticamente quando a rampa do veículo toca a plataforma da estação, impedindo que passageiros entrem sem pagar a tarifa. O projeto nasceu a partir da sugestão do mecânico eletricista Orival Soares Justo, de 74 anos, que procurou a Urbs para apresentar a ideia. “Vi a ação dos fura-catracas e pensei que poderia ajudar de alguma forma. Apresentei a proposta, e a Urbs gostou”, relatou Justo.

Orival Soares Justo ,74 anos , eletricista mecânico que criou a ideia do anteparo. Foto: Divulgação
Para o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, o projeto destaca a importância da participação popular na busca por soluções para o transporte coletivo. “Pensando juntos, podemos desenvolver novas ideias para melhorar o sistema. Agora, o próximo passo é testar a eficácia, a resistência e a durabilidade desse anteparo”, afirmou Maia Neto. Caso aprovado, o dispositivo poderá ser implementado em outras estações-tubo.
Combate à evasão tarifária

A Urbs tem adotado diferentes medidas para reduzir a entrada irregular nos ônibus da capital paranaense. Barreiras fixas já foram instaladas nas laterais de algumas estações, como as do Passeio Público, no Centro, e da Holanda, no bairro Boa Vista.
Em paralelo ao teste do anteparo na estação Morretes, a Urbs lançou um edital para desenvolver anteparos fixos em 124 estações-tubo da cidade. A licitação está prevista para o dia 1º de abril.
Operações de fiscalização

Imagem: Isabella Mayer/SECOM
Além das barreiras físicas, a Prefeitura de Curitiba também tem realizado operações de fiscalização em parceria com agentes do Departamento de Inteligência (DTI) da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, guardas municipais e policiais civis da Delegacia do Adolescente. Apenas neste ano, três ações foram realizadas em diferentes pontos da cidade.
Na semana passada, uma operação na estação-tubo Bruno Filgueira, na Rua Padre Anchieta, resultou na apreensão de 12 adolescentes e na prisão de um adulto. No mês passado, outras duas ações ocorreram: no dia 13 de fevereiro, quatro adolescentes foram detidos na estação Professora Maria Aguiar Teixeira, no bairro Capão da Imbuia, e no dia 25 de fevereiro, na estação Holanda, 20 adolescentes foram apreendidos, além de dois adultos presos.
“As invasões penalizam o transporte público e os passageiros que pagam passagens”, reforçou Maia Neto.
Confira mais fotos:




Imagens: Isabella Mayer/SECOM
Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.