
A Viação Gato Preto, operadora da Zona Oeste, iniciou nesta semana os testes em operação com passageiros do seu primeiro ônibus articulado 100% elétrico, equipado com chassi BYD D11B.
Apresentado oficialmente no final de 2023, o veículo agora começa a circular efetivamente nas ruas. Este é o segundo modelo articulado da BYD a entrar em operação na capital paulista, dentro do sistema estrutural, o primeiro, de modelo monobloco da fabricante, havia sido testado em meados de 2017.
O modelo que começou a operar é um ônibus articulado de 22 metros, totalmente projetado para o transporte urbano de alta capacidade. Seu chassi BYD D11B 41.820, de piso baixo, foi desenvolvido especialmente para carrocerias longas, eliminando a necessidade de alongamento estrutural.
Entre os destaques, estão os dois motores elétricos integrados nas rodas do segundo e terceiro eixos, oferecendo não só força e tração, mas também suavidade nas acelerações, graças ao módulo de controle eletrônico.
O sistema de suspensão pneumática em todos os eixos garante mais conforto para passageiros e motoristas, enquanto os freios a disco com ABS/EBS, aliados ao sistema regenerativo, oferecem maior segurança e ainda ampliam a autonomia do veículo.




Ficha técnica — BYD D11B
- Categoria: Articulado Urbano
- Comprimento: 22 metros
- Piso: baixo
- Motorização: Dois motores BYD 2912TZ-XY-A, integrados nas rodas dos eixos 2 e 3
- Potência: 820 cv combinados
- Tração: Controle eletrônico de tração nas rodas motrizes
- Suspensão: Pneumática integral
- Estrutura: Chassi tubular de alta resistência, sem necessidade de alongamento
- Freios: A disco com ABS, EBS e regeneração de energia nos eixos motrizes
- Direção: Coluna com ajuste ergonômico para diferentes perfis de motoristas
- Autonomia: Até 250 km* (a depender das condições operacionais)
- Emissões: Zero (100% elétrico e silencioso)
- Garantia: 5 anos*


Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.