
A Prefeitura de São Paulo entregou na última semana, as obras de requalificação do Terminal Lapa, localizado na Zona Oeste da capital. A revitalização foi realizada pela concessionária SP Terminais Noroeste, dentro do programa de concessão dos terminais municipais iniciado em 2022. Com essa entrega, 17 terminais já foram modernizados, beneficiando cerca de 365 mil passageiros diariamente.
O prefeito Ricardo Nunes destacou os avanços proporcionados pela reforma, que incluiu melhorias na infraestrutura, reforço na segurança e a implantação de novos serviços. “Hoje mais um terminal entregue para a cidade, requalificado, com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), selo de acessibilidade, sistema de monitoramento interligado ao Smart Sampa, bicicletário e banheiros modernos. Ou seja, tudo aquilo que as pessoas desejam e precisam do serviço público”, afirmou Nunes.
Mais segurança e acessibilidade
O Terminal Lapa recebe diariamente mais de 44 mil passageiros e conta com a operação de 33 linhas de ônibus, incluindo dez noturnas. Entre as principais melhorias estão a instalação de 58 câmeras de segurança para monitoramento 24 horas e a reestruturação do Centro de Controle Operacional (CCO), ampliando o controle das atividades dentro do terminal.

A modernização também garantiu a obtenção do Selo de Acessibilidade da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), assegurando melhor circulação para pessoas com mobilidade reduzida. O símbolo certifica que o terminal é adequado para uso público e tem validade de 10 anos.
Infraestrutura aprimorada
Com um novo padrão visual e estrutural, o terminal agora conta com:
- 25 painéis de mensagens digitais (PMDs) e quatro telões para informar os passageiros sobre os horários das linhas;
- Novos sanitários totalmente revitalizados, incluindo um sanitário família acessível;
- Bicicletário ampliado, com 104 vagas e monitoramento por câmeras;
- Melhor sinalização e organização dos pontos de embarque e desembarque.



Passageiros comemoraram as melhorias. A roupeira hospitalar Elisângela Santos Ferreira da Silva, 45 anos, elogiou os novos painéis: “Ficou bem mais fácil localizar meu ônibus, muito melhor”. O aposentado José Carias da Silva, 76 anos, também aprovou as mudanças: “Agora tem painel para indicar os bairros e os banheiros ficaram muito bonitos”.
Sustentabilidade e Terminal Verde
A requalificação também reforça a sustentabilidade. O terminal recebeu um novo paisagismo, incluindo o manejo de árvores, replantio de mudas nativas e compensação ambiental para áreas de acessibilidade ampliadas. Entre as espécies replantadas estão bromélia, palmito juçara e moreia. Como parte dessa iniciativa, mudas nativas serão distribuídas à população.
PPP dos Terminais
As melhorias fazem parte da Parceria Público-Privada (PPP) da Prefeitura de São Paulo para a requalificação, administração e manutenção de 19 terminais por 30 anos. A concessão é dividida entre as empresas SP Terminais Noroeste e SPE São Paulo Sul S.A.
No bloco sul, estão terminais como Bandeira, Capelinha, Grajaú e Santo Amaro. No lote noroeste, além da Lapa, são incluídos os terminais Amaral Gurgel, Campo Limpo, Princesa Isabel e Vila Nova Cachoeirinha.
A Prefeitura também anunciou que dois terminais estão em obras e que, a partir de abril, iniciará a requalificação dos 12 terminais da Zona Leste, após a finalização do prazo de recursos do processo de concessão.


Descubra mais sobre Portal Notícias do Transporte
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.